Carros

Ram Classic chegou na Ram Way

As concessionárias Ram Way fizeram um coquetel para apresentar a nova picape de entrada da Ram, chamada Classic por conta do seu design atemporal, mas com linhas que resgatam o estilo da segunda geração, lançada em 1993.

E o nome Classic faz todo sentido ao observá-la com atenção. O estilo da dianteira é uma clara homenagem à 2ª geração das picapes Ram, de 1993, que transformou o segmento nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos.

Isto rendeu a esta geração da então Dodge Ram 1500 o prêmio “Truck of the Year” em 1994, da revista Motor Trend.

Importada do México, a Ram Classic chega em duas versões, a Laramie por R$ 349.990 e a Laramie Night Edition por R$ 359.990, sendo que a primeira está disponível nas cores azul Patriot, branco Bright, Granito Cristal, preto Diamond e vermelho Delmonico, trazendo ainda grade, logotipos, rodas, parachoques e retrovisores cromados.

Já a versão Laramie Night Edition tem essas partes pintadas de preto e parachoques na cor da carroceria – que pode ser branco Bright, Granito Cristal, preto Diamond e vermelho Flame.

O estilo impressiona, pois os faróis ficam em posição abaixo da linha superior da grade e nascem como continuação natural dos paralamas – também rebaixado em relação à altura do capô com ressaltos e detalhes especiais.

Também saltam aos olhos as duas saídas/ponteiras do escapamento, os estribos laterais fixos e as rodas de alumínio de 20 polegadas, com desenho de 5 raios e prateadas na versão Laramie (para combinar com os detalhes cromados), enquanto que na Laramie Night Edition a pintura delas é toda preta.

Os faróis possuem projetor de dupla função, que faz o papel da luz baixa e da luz alta – esta sendo auxiliada ainda por uma lâmpada suplementar.

Leds na cor âmbar fazem o papel de piscas e luzes de rodagem diurna. E as lanternas são formadas por 15 leds.

Além disso, a Ram Classic impressiona pelo incrível motor 5.7 V8 com 400 cavalos, que faz dela a picape mais potente do mercado brasileiro, ao lado de outra Ram, a 1500 Rebel.

Com torque generoso – o maior entre os modelos a gasolina no segmento – e câmaras de combustão hemisféricas (que explicam o nome de batismo do propulsor: Hemi), ele proporciona força ampla, suave e que evita a hesitação e os picos dos motores turbos, além de ter algumas tecnologias que reduzem o consumo em 20% – caso do sistema de desativação de cilindros, no qual a central eletrônica corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em 4 dos 8 cilindros durante acelerações leves, quando em velocidades constantes.

Também colabora com a eficiência energética a sincronização do eixo de comando variável das válvulas, que reduz o bombeamento do motor por meio do fechamento da válvula de admissão, aumentando a expansão da combustão.

E ela ainda se beneficia de novo ventilador de arrefecimento elétrico, que adapta o consumo de energia à demanda do resfriamento no momento.

A eliminação do ventilador tradicional à frente do motor também melhorou a economia de combustível e diminuiu ruídos.

O câmbio automático de 8 marchas mantém a rotação do motor sempre na faixa certa e é acessado por um compacto seletor rotativo no painel, liberando espaço para mais compartimentos no console central.

Além disso, a transmissão é inteligente e segura. Exemplo: ao desligar o motor com o câmbio em D (de Drive/Dirigir), o seletor vai automaticamente para a posição P (de Park/Estacionamento).

Quanto aos modos de tração, a caixa de transferência tem as opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida), sendo que o motorista controla tudo por meio dos botões abaixo do seletor do câmbio.

A Ram Classic ainda conta com diferencial traseiro antideslizante (que garante aderência nos mais variados terrenos) e o modo Tow/Haul, que otimiza a troca das marchas na hora de rebocar ou levar muita carga.

Com 1.424 litros de capacidade, revestimento protetor especial e iluminação de led nas laterais e no brake-light, a caçamba da Ram Classic só não é maior – no mercado brasileiro – que a caçamba da Ram 3500 Limited Longhorn, quando com preparação para reboques tipo quinta roda.

E a preparação para o gancho de reboque é de fábrica, com capacidade para rebocar 3.534 quilos – mais do que qualquer picape de outra marca.

No interior, o revestimento é sempre preto e de couro com costuras brancas e apliques prateados, dourados e imitando madeira, além de iluminação de led e acabamento emborrachado nas portas.

Ou seja, a Ram Classic entrega toda a amplitude e qualidade típicas da marca, mais uma longa lista de itens de série, onde se destacam o ar-condicionado dualzone com saída para os bancos traseiros (sendo que os laterais têm aquecimento), os tapetes de borda alta, o piloto automático, a tomada de 110V no painel, o volante de couro com aquecimento, o multimídia de 8,4 polegadas com navegação embarcada e a chave com sensor de presença e capaz de ligar a picape do lado de fora, além dos pedais do acelerador e do freio com regulagem elétrica de distância.

O quadro de instrumentos tem 6 mostradores e tela de 7 polegadas, enquanto que o som Alpine tem 506 watts de potência, distribuídos em 9 alto-falantes e num subwoofer de 10 polegadas.

Pra completar, os bancos dianteiros têm aquecimento, ventilação e ajustes elétricos em 10 posições, bem como duas memórias para o do motorista – que guarda também a posição dos retrovisores, dos pedais e até do som.

A praticidade fica por conta do assento traseiro bipartido, que pode ser levantado, deixando à mostra o subwoofer, um espaço para guardar objetos e uma plataforma dobrável que pode tornar o piso totalmente plano.

Vale citar ainda os 2 compartimentos embutidos e com tampa que ficam nas extremidades laterais do assoalho traseiro.

Impermeáveis e removíveis, os compartimentos funcionam como um cooler, podendo receber latas e gelo para mantê-las na temperatura e até mesmo aquele peixe que deu muito trabalho na pescaria.

Em relação à segurança, a Ram Classic vem com 6 airbags, assistente de partida em subidas, controles de rolagem da carroceria, freios a disco com sistema que protege a eficiência das pastilhas em caso de chuva e controle de oscilação de reboque, que impede que o implemento se desgoverne.

Quem adquirir uma Ram Classic terá que fazer revisões anuais ou a cada 12 mil quilômetros rodados, sendo que as 3 primeiras paradas nas concessionárias Ram Way serão gratuitas.

Outro destaque é a possibilidade de compra antecipada da quarta até a sexta revisão, sempre utilizando lubrificantes e fluidos da linha Mopar Oil, desenvolvida em parceria com a Shell.

A tranquilidade é completada pela assistência 24 horas e pela garantia de fábrica de 3 anos, que pode ser ampliada até 5 anos, com a compra de 1 ou 2 anos de extensão nos planos Total ou Motor e Câmbio.

Pra quem quiser personalizar, a Ram Classic oferecerá acessórios originais Mopar, entre eles alargador de paralama off-road, degrau de caçamba, capota marítima, lança de engate, estribos automáticos e capota elétrica.

CONTINUIDADE – A nova picape é mais um passo no processo de expansão contínua da marca Ram no Brasil, sendo o 4º lançamento – sem contar edições limitadas – em menos de 3 anos. Essa série começou na virada de 2019 para 2020 com a renovação da Ram 2500 e teve sequência com a Ram 1500 (lançada em 2021) e Ram 3500 (lançada em março de 2022).

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios