Raviera dá dicas de como cuidar do seu BMW ou Mini parados na garagem nessa época de quarentena
Com o período prolongado de quarentena como medida para reduzir o contato social e prevenir o contágio pelo maldito coronavírus, as concessionárias Raviera BMW e Raviera Mini destacam algumas dicas importantes a fim de preservar os automóveis das marcas e mantê-los preparados para o retorno às ruas. O ideal é que o veículo rode pelo menos uns 20 minutos por semana, mas se não for possível, é importante tomar algumas precauções e alguns cuidados básicos:
BATERIA – Onde for possível, desde que não seja numa garagem fechada, é recomendável ligar o veículo pelo menos a cada duas semanas, mantendo-o ligado em torno de 20 minutos.
No caso de veículos elétricos e híbridos, há cuidados adicionais como, durante o período de imobilização, ligá-lo num local de carregamento adequado – todo elétrico e híbrido BMW e Mini acompanha um carregador na compra. Caso seja necessário, a bateria de alta voltagem é automaticamente carregada.
Também é bom garantir que o processo de carregamento possa ser feito e controlar o status de carga regularmente. E nunca deixe o veículo parado mais de 3 meses com status de carga inferior a cerca de 50 %.
PNEUS – Manter na calibragem máxima (como se o veículo estivesse carregado de passageiros), conforme a medida dos pneus. Esta informação está localizada numa etiqueta colada na coluna B, visível ao abrir a porta do motorista.
FREIOS – Em locais expostos ao tempo ou com umidade elevada, pode ocorrer oxidação dos discos de freio causados pelos resíduos das pastilhas. Portanto é possível que, nas primeiras frenagens, ocorra um barulho anormal decorrente desta oxidação, mas que tende a desaparecer conforme a utilização.
PINTURA – Se o veículo ficar exposto ao tempo, melhor cobri-lo com uma capa adequada.
Mas lavá-lo antes da imobilização, para evitar que agentes externos como detritos de animais, insetos ou sujeiras provoquem manchas irreversíveis.
COMBUSTÍVEL – Os fatores que influenciam para o envelhecimento do combustível são ar, luz e calor. Portanto, o ideal é encher o tanque antes da imobilização, para deixar o mínimo de ar dentro do tanque de combustível.
Utilizar preferencialmente combustível premium (de alta octanagem) ou combustível aditivado, já que ambos possuem agentes antioxidantes que aumentam sua vida útil.
Pra completar, em locais de alta umidade, é necessário deixar o veículo aberto por alguns minutos pelo menos uma vez por semana, para evitar a formação de bolor em seu interior.