Renault E-Tech 100% Electric Days 2023 discutiu eletrificação e soluções de mobilidade
O parque Ibirapuera recebeu, pelo 2º ano seguido, o Renault E-Tech 100% Electric Days 2023, um grande seminário promovido pela Renault, que reuniu imprensa, fornecedores, clientes, poder público e empresas para discutir o futuro da mobilidade no Brasil.
Aberto ao público, o evento ocorreu no Pavilhão das Culturas Brasileiras, quando fomentou debates sobre eletrificação e soluções de mobilidade.
A presença da Renault no parque Ibirapuera reflete o novo posicionamento da marca e a parceria com a Urbia, responsável pela gestão do parque, resultando numa série de ativações, como a exposição interativa da sua gama 100% elétrica e a realização de ações esportivas e experiências gastronômicas, dentre outras atividades.
“Realizar novamente o Renault E-Tech 100% Electric Days no Ibirapuera foi motivo de grande orgulho pra nós, em especial neste palco plural que é o Pavilhão das Culturas Brasileiras, ambiente que vem de encontro aos valores da Renault, que tem os conceitos ESG no centro da construção da sua estratégia de negócios”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault.
Durante os 2 dias de evento, o Renault E-Tech 100% Electric Days promoveu diversas palestras e painéis de discussão, com a participação de renomados especialistas do ecossistema de mobilidade sustentável e ESG.
No primeiro dia, o presidente Ricardo Gondo abriu o evento e chamou o presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Marcio de Lima Leite, para traçar um panorama sobre o futuro da eletrificação no Brasil.
Depois, Uallace Moreira Lima, secretário do Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, concluiu a cerimônia de abertura.
O primeiro dia de palestras foi encerrado com a apresentação de Masao Ukon, diretor da consultoria Boston Consulting Group (BCG), que apresentou o caminho da descarbonização no setor automotivo.
O segundo dia de evento foi focado em eletromobilidade, descarbonização e ESG. No painel “Desafios da eletrificação nas cidades”, fornecedores e fabricantes apresentaram soluções sobre o tema, mediados pelo jornalista Marcos Rozen, editor do canal Use Elétrico. A descarbonização como estratégia de negócio foi outro painel, mediado pela jornalista Giovanna Riato (editora-chefe do Automotive Business) e que teve a participação de sistemistas, consultores e fabricantes do setor. Já o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, falou sobre as ações realizadas nos 30 anos da instituição.
Participaram dos painéis: Ambev, Anfavea, Automotive Business, BCG, Enel Brasil, ESG por Lana Pinheiro, grupo CCR, Instituto Renault, ONG Gastromotiva, Instituto Patrícia Medrado, Instituto Ayrton Senna, Raízen Power, Mobilize, Robert Bosch América Latina, Seed Consultoria em Sustentabilidade, Universidade Zumbi dos Palmares, Use Elétrico e Weg.
ATIVAÇÕES – O parque Ibirapuera teve ativações especiais pros visitantes. Estavam expostos de forma temática e interativa os modelos da gama elétrica: Kwid E-Tech (nas proximidades da Bienal), Kangoo E-Tech (ao lado do Pavilhão das Culturas Brasileiras) e Megane E-Tech, nas imediações das quadras de tênis de saibro. Os elétricos Kwid e Megane estavam disponíveis para test-drive, com saída próxima à Oca.
Mas as experiências do Renault E-Tech 100% Electric Days foram além dos veículos elétricos. O restaurante Selvagem ofereceu pratos especiais: o Megane E-Tech 100% elétrico e o E-Tech 100% elétrico. Já o quiosque Sabiá vendeu um suco especial pré-treino chamado Megane E-Tech 100% elétrico e um pós-treino chamado E-Tech 100% elétrico.
Em parceria com a Strava e com a MPR assessoria esportiva, a Renault promoveu atividades esportivas em diversos pontos do parque, convidando os visitantes a praticarem caminhada e corrida. Por fim, ela realizou a neutralização de carbono de todas as atividades geradas pelas suas ativações no evento, por meio do plantio de mil mudas de árvores em reserva da Mata Atlântica, com processo de neutralização de carbono certificado pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade.
NOVIDADES – O Renault E-Tech 100% Electric Days também foi palco para o lançamento do Megane 100% elétrico (primeiro veículo com a nova identidade da marca no país) e da apresentação do Kangoo elétrico. A Renault está na vanguarda da mobilidade elétrica, com mais de 10 anos de experiência no assunto e mais de 450 mil veículos elétricos rodando no mundo.
MOBILIZE – Os visitantes do Renault E-Tech 100% Electric Days puderam conferir as soluções de mobilidade, energia e serviços financeiros ofertadas pela Mobilize, marca do grupo francês. No estande estava disponível uma unidade do Kwid E-Tech, da parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a estruturação de uma frota de elétricos compartilhados. O projeto iniciado em março alcançará 30 veículos até o final do ano, via Mobilize Share, serviço de compartilhamento e locação de curta duração para os funcionários da geradora e distribuidora de energia paranaense.