Renault está fechando 2019 com quase 10% do mercado e recheada de prêmios
A Renault recheou sua sala de troféus com mais novidades neste ano de 2019. Na premiação Carsughi L’Auto Preferita, ela foi eleita a montadora com “Melhor reputação junto ao consumidor”. A nova categoria foi criada em parceria com o site Reclame Aqui, que avaliou do início de 2019 até 17 de novembro de 2019 qual marca teve mais reclamações respondidas, o índice de solução, se o cliente voltaria a fazer negócio com a marca e a nota do consumidor. Este prêmio se soma a outro reconhecimento de 2019, quando ela foi eleita pela 3ª vez a montadora com o melhor serviço de atendimento ao cliente do Brasil, segundo pesquisa da revista Exame, em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente.
MELHOR MONTADORA – A Renault também foi eleita a melhor empresa na categoria Montadora de Veículos, na 32ª edição da premiação Maiores do Transporte & Melhores do Transporte 2019, promovida pelas revistas Transporte Moderno e Technibus. Entre os quesitos analisados com base no balanço financeiro de 2018, ela obteve notas máximas em receita operacional líquida, patrimônio líquido, lucro líquido, rentabilidade do patrimônio líquido e produtividade do capital.
Em 2018, a Renault cresceu acima do mercado, por conta do investimento contínuo: suas vendas aumentaram 28,5%, enquanto o mercado registrou um crescimento de 13,6%. “Em 2019, continuamos com a nossa trajetória de crescimento no mercado brasileiro. Um dos destaques é o Master, líder pelo 5º ano seguido do segmento de furgões de até 3,5 toneladas”, disse Alexandre Dias, diretor de Vendas Empresa da Renault do Brasil.
MELHOR EMPRESA PRA TRABALHAR – A Renault foi eleita pelo 9º ano seguido uma das 150 melhores empresas pra se trabalhar no Brasil, segundo o ranking da revista Você S/A, que avaliou 500 empresas. O ranking é desenvolvido pela equipe da publicação, em parceria com a Fundação Instituto de Administração, e analisa diversos fatores pra identificar empresas que se destacam em gestão de pessoas e bom clima organizacional. “As pessoas são o bem mais importante pra Renault do Brasil. E ser eleita pelo 9º ano consecutivo como uma das 150 melhores empresas pra se trabalhar no país é motivo de muito orgulho, especialmente porque a avaliação dá voz aos colaboradores, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Douglas Pereira, diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil.
EFFIE AWARDS – A campanha “Caverna do Dragão: O Retorno”, criada para o Renault Kwid Outsider, foi a grande vencedora na 12ª edição do Effie Awards Brasil, recebendo o Grand Effie, que reconhece a campanha mais efetiva entre todas as categorias concorrentes. O case, criado pela DPZ&T, conquistou ainda outros 3 troféus em diferentes categorias: Ouro em Lançamentos e Prata em Veículos e Branded Content. A Renault também foi a ganhadora na categoria Anunciante do Ano. “Nossa intenção com a campanha ‘Caverna do Dragão: O Retorno’ foi buscar algo criativo, que saísse do lugar comum. E ganhar esse prêmio é muito importante pra Renault, porque o Effie Awards avalia a efetividade de campanha, ou seja, as estratégias de marketing e comunicação que geram resultados reais para uma marca”, disse Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault Brasil.
CAVERNA DO DRAGÃO – A campanha publicitária Caverna do Dragão venceu ainda como o “Melhor Comercial de TV Produto” na 18ª edição do prêmio Top Car TV, que inclui somente profissionais que atuam em televisão ou internet e que produzem matérias em vídeo. O filme apostou na memória afetiva dos brasileiros, criando um episódio final em live action para os personagens da série animada que marcou as décadas de 80 e 90. Por conta disso, também foi eleito como a melhor campanha do ano no especial “Os melhores da comunicação 2019”, da Propmark, cujo júri é composto por mais de 100 profissionais do mercado publicitário. “É um reconhecimento excepcional para um trabalho de excelência criativa e cuidadoso planejamento estratégico, que levou a dobrar os objetivos de vendas”, disse Federico Goyret, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
A campanha Caverna do Dragão apresentou o conceito “Deixe o Impossível Para Trás”, que traçou um paralelo com as aventuras diárias dos jovens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto pelos encantos e perigos de um reino de fantasia, enquanto tentam descobrir um modo de retornarem pra casa. Filmado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile, o live-action produzido pela Saigon e dirigido por Vellas preservou todos os detalhes do desenho, mas com o cuidado de não infantilizar a produção, já que a animação original foi realizada em 2D.
VENDAS – A Renault fechou o mês de novembro de 2019 com 9,2% de participação de mercado no Brasil, aumento de 0,1% em relação a novembro de 2018. No acumulado do ano, ela registrou 9% de participação, aumento de 0,3% em relação ao mesmo período de 2018. Com 215.346 unidades emplacadas de janeiro a novembro de 2019, a Renault segue crescendo acima do mercado – enquanto cresceu 10,9% em comparação com o mesmo período de 2018, o mercado cresceu 7%. O SUV compacto Kwid (líder do segmento de entrada com 54,3% de participação e 76.951 unidades emplacadas) e a Master (também líder na sua categoria, com 48% de participação no segmento e 7.791 unidades vendidas) são alguns dos destaques da marca francesa.