Renault investe em tecnologias que facilitam estacionar
A inovação sempre esteve no DNA da Renault. Em 1898, Louis Renault registrou a patente da caixa de câmbio com mudança direta. Semanas mais tarde, com o apoio dos irmãos Marcel e Fernand, criou a Renault Frères (Irmãos Renault).
E inovações sempre estão presentes na história da montadora francesa, como é o caso do sistema de estacionamento automático chamado Advanced Park Assist, onde os engenheiros Jong-Hoon e Pape tiveram até que rever conceitos para botar a tecnologia para funcionar.
A Renault sempre desenvolveu dispositivos de assistência ao motorista, para simplificar as manobras de estacionamento. O sensor de ré foi o primeiro, criado nos anos 1990-2000. Anos mais tarde, a câmera de ré e a câmera 360 graus complementaram, além dos bipes sonoros e da visualização da posição dos obstáculos na tela do multimídia.
Com o sistema Easy Park Assist, lançado no Espace 5, em 2015, a Renault entrou numa nova era, já que o veículo procurava uma vaga de estacionamento adequada ao seu tamanho, gerenciando a manobra ao “assumir o volante” – cabia ao motorista apenas acelerar, frear e mudar a marcha.
Quando o Espace foi reestilizado, em 2019, a Renault decidiu ir mais longe na automação do sistema de estacionamento, desenvolvendo uma tecnologia de auxílio que incluísse todos os comandos. O Advanced Park Assist automatiza todas as manobras na hora de estacionar, através apenas do pedal do acelerador.
A solução, que recebeu o nome “One pedal to park”, é fácil de utilizar, sendo possível regular a velocidade em até 7 km/h. E atualmente também está disponível no modelo Megane E-Tech Electric.