Renault Oroch se renovou para tentar o pódio
A Renault deu uma remodelada legal na sua picape média Oroch, com o intuito de fazê-la atingir pelo menos o Top 5 em vendas no segmento – ela quase chegou lá em 2021.
Agora desvinculada do nome Duster e já como linha 2023, a Oroch chega em 3 versões: a de entrada Pro (R$ 105.800), a intermediária Intense (R$ 111.300) e a topo de linha Outsider (R$ 137.100), sendo que as duas primeiras têm motor 1.6 de 120 cavalos e novo câmbio manual de 6 marchas, enquanto que a Outsider tem o mesmo motor 1.3 turboflex da Captur e da Duster, com 170 cavalos e acoplado a uma transmissão automática tipo CVT de 8 velocidades.
No design, além da cor exclusiva dela (cinza Lune), a Oroch mudou bastante na frente, incluindo grade, parachoque, faróis de neblina e protetor inferior, que ampliou seu ângulo de entrada (27,6 graus).
As novas rodas de 16 polegadas são cinzas na versão Intense e diamantadas e em dois tons na versão Outsider, calçadas com pneus mistos Michelin LTX Force, na medida 215/65R.
Fumês, as lanternas também são novas, assim como o santantônio e as barras de teto, que agora suportam 80 kg.
Com 8 anéis de fixação, a caçamba de 683 litros e capacidade de carga de 680 quilos vem com protetor de série em todas as versões, bem como com novo logotipo destacado na tampa – que suporta 80 quilos.
E a versão topo de linha Outsider acrescenta alargadores de paralamas, faróis de neblina auxiliares, frisos laterais, grade no vidro traseiro, capota marítima e cromados na grade do radiador.
Mecanicamente, a grande novidade é o motor 1.3 turboflex da versão Outsider, que tem 170 cavalos de potência e que também já equipa a Captur e a versão Iconic do SUV Duster.
Com excelente torque em baixa rotação e acoplado a um câmbio automático tipo CVT de 8 marchas com opção de trocas manuais na própria alavanca, o propulsor impressiona pelo desempenho e pelo consumo: 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, 189 km/h de velocidade máxima e fazendo até 10,5 km/litro na cidade e até 11 km/litro na estrada.
Já a novidade das versões Pro e Intense é o câmbio manual de 6 marchas, que faz a Oroch 1.6 chegar aos 100 km/h em 11,8 segundos e atingir os 169 km/h, além de ter deixado o motor 1,8% mais econômico.
E o sistema Start-Stop que vem de série em todas as versões melhora a economia de combustível em 5%.
Tem ainda direção eletrohidráulica e suspensão independente nas 4 rodas, sendo McPherson na dianteira e Multilink atrás.
Já os freios ABS possuem sistema que mantém a pressão máxima de frenagem em uma emergência.
Dentro, o Oroch 2023 mudou no painel, nas laterais das portas e no revestimento dos bancos.
Com desenho mais horizontal, o painel tem acabamento prata fosco e botões de comandos bem-posicionados ao centro, sendo que na versão Outsider o acabamento é laranja – mesma cor das costuras dos bancos.
O quadro de instrumentos vem com velocímetro digital ao centro, enquanto que o volante também é novo, trazendo acabamento em alumínio escovado e botões retroiluminados.
As versões Intense e Outsider trazem novo multimídia de 8 polegadas com conectividade sem fio, retrovisores elétricos e sensores de manobra em ré, mas só a Outsider tem ar-condicionado digital automático, câmera de ré e sensores de chuva e crepuscular, bem como faróis que ficam acesos por até 120 segundos ao sair da picape.
A Renault Oroch 2023 ficou ainda mais segura na linha 2023, pois agora é equipada com assistente de partida em rampas, sistema anticapotamento e controles de tração e de estabilidade.
E de acessórios, oferece quatro kits: Robustez (que inclui tapetes de borracha, capota marítima e santantônio), Segurança (que inclui frisos das portas, trava do estepe, alarme e câmera de ré), Praticidade (que inclui estribos, espelho retrovisor externo direito que rebate para ajudar a estacionar, iluminação de caçamba e engate de reboque) e Aventura (que inclui tapetes de carpete, soleiras das portas, barras de teto, suporte para bicicletas e carregador por indução).