Reparo de para-choque de forma rápida e eficiente
A Henkel, líder em adesivos, selantes e tratamento de superfície, mostra o passo a passo do reparo de um para-choque com o Teroson Pu 9225 SF, um adesivo de alta resistência mecânica e que também é flexível, para resistir às torções que o para-choque ou a carroceria pode sofrer. O produto, que oferece cura a uma temperatura ambiente mais acelerada em comparação com as outras opções do mercado, possibilita reparos rápidos e eficientes em partes plásticas internas ou externas pintáveis. Ele pode ser usado pra reparar qualquer tipo de dano, como buraco, arranhões e fendas. E, além de reparar para-choque, também pode ser utilizado em para-lamas e aerofólio.
MATERIAIS – De materiais, você vai precisar dos produtos Teroson Pu 9225 SF, Teroson VR 20 e Teroson 150, além de lixas P120 a 150, bem como manta, pistola, bico misturador, luvas e óculos de segurança.
PASSO A PASSO
PASSO 1 – Remova toda a sujeira pesada e limpe a peça com água. Limpe e pré-trate com o Teroson VR 20, usando um pano sem fiapos.
PASSO 2 – Para trincas, faça um furo nas extremidades. O diâmetro do buraco deve ser em torno de 6 milímetros, evitando que a trinca se propague. Aumente a trinca entre 2 a 3 milímetros. No caso de um buraco, vá diretamente para o passo 3.
PASSO 3 – Lixe as bordas da parte externa em V, com o auxílio de uma lixadeira de cinta.
PASSO 4 – Faça a abrasão de ambos os lados da peça usando lixas P120 a 150. Remova a sujeira. Não se esqueça de lixar a parte interna da peça. Depois, limpe e pré-trate ambos os lados com o Teroson VR 20.
PASSO 5 – Aplique uma fina camada do primer Teroson 150 em ambos os lados. O tempo de evaporação é em torno de 10 minutos, em temperatura ambiente.
Corte um pedaço da manta de fibra maior que a área danificada.
PASSO 6 – Abra o cartucho e purgue uma pequena quantidade do material, até que ambas as partes sejam dispensadas igualmente. Encaixe o bico misturador e descarte os primeiros 5 centímetros do adesivo misturado.
PASSO 7 – Aplique o Teroson 9225 SF na parte interna da área a ser reparada.
Posicione a manta na área danificada e pressione sobre o adesivo, até saturá-la.
PASSO 8 – Aplique adesivo sobre a manta e espalhe, até cobri-la completamente.
PASSO 9 – Não é necessário utilizar painéis infravermelhos, uma vez que o produto cura em torno de 5 minutos, à temperatura ambiente.
PASSO 10 – Aplique Teroson Pu 9225 SF na parte externa da peça, mantendo o bico misturador sempre dentro do material e evitando a formação de bolhas de ar. Espalhe com uma espátula do centro pra fora.
PASSO 11 – Não é necessário utilizar painéis infravermelhos, uma vez que o produto cura em torno de 5 minutos, à temperatura ambiente.
PASSO 12 – Limpe e pré-trate com o produto Teroson VR 20. Para uma ótima adesão de massas plásticas, aplique uma fina camada do primer Teroson 150.
PASSO 13 – Por fim, a peça agora está pronta para o processo de pintura, de acordo com o indicado pela fabricante da tinta.