Rio amplia linha da Kia no Brasil
O Rio é o mais recente lançamento da Kia e pode ser encomendado na região Norte através da Mundurucus Veículos. Importado do México em duas versões (LX por R$ 69.990 e EX por R$ 78.990), o hatch tem garantia de 5 anos ou 100 mil quilômetros, uma das maiores oferecidas no país.
Projetado na Europa e nos EUA, em colaboração com a matriz na Coreia do Sul, o Kia Rio chega ao Brasil na sua quarta geração, já com o status de ser um dos modelos mais vendidos da história da montadora: são mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas pelo mundo desde 2000.
No design, ele chama logo a atenção pelo visual que concilia sofisticação com esportividade, com direito a grade ‘nariz de tigre’ na cor preta brilhante e que se une aos faróis de acendimento automático, além das lanternas marcantemente finas.
As rodas são de 15 polegadas, calçadas em pneus 185/65R. Mas há a opção de rodas aro 17, calçadas em pneus 205/45R.
Com 4,06 metros de comprimento, 1,45 metro de altura, 1,72 metro de largura e 2,58 metros de distância entre eixos, o Kia Rio oferece um porta-malas com capacidade para 325 litros, na posição normal.
E graças às dimensões ampliadas, a cabine está entre as mais espaçosas da categoria, sendo que os bancos da frente foram desenhados para proporcionar o máximo em conforto, trazendo estilo mais fino e acolchoado para reduzir o cansaço do motorista em longas viagens.
Pra aumentar a conveniência, o console central vem com bandeja em 2 níveis, que acomodam melhor os smartphones.
Completo desde a versão de entrada, ele vem, entre outros equipamentos, com volante multifuncional com regulagem de altura e controles de som e de chamada telefônica.
A central multimídia tem 7 polegadas, pode ser comandada por voz e aceita iPhone e celulares Android.
A versão topo de linha EX acrescenta itens como ar condicionado automático digital com filtro antipólen e revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, bem como entrada USB para quem vai no banco traseiro.
No quesito Segurança, ambas trazem câmera de ré, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, Isofix para cadeirinhas infantis e controles de estabilidade, de tração e de frenagem em curvas.
A versão EX do Kia Rio traz a mais luzes diurnas de led, faróis com assistência de manobra e espelhos retrovisores externos com rebatimento automático, piscas de led e desembaçadores.
Falando da mecânica, o Kia Rio vem equipado com um 1.6 16V de 4 cilindros e até 130 cavalos, acoplado a um câmbio automático de 6 marchas e a uma direção elétrica. A suspensão foi atualizada, sendo McPherson e independente na dianteira e com barra de torção no eixo traseiro. Os freios são a disco nas rodas dianteiras.