Serviços

Saiba como passar com seu carro em alagamentos e enchentes

O início de ano é marcado por temporais, que aumentam as chances de alagamentos e enchentes. Por isso é importante saber como ter segurança ao volante, já que chuvas fortes podem cair a qualquer momento e pegar os motoristas de surpresa.

A principal recomendação é sempre evitar sair nas ruas durante um ‘toró’. Mas e se a chuvarada começar no meio do caminho? Com algumas dicas dá pra passar por alagamentos e enchentes com segurança, evitando danos no carro. A Youse Caixa Seguradora conversou com o engenheiro mecânico Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade Engenheiros da Mobilidade), pra saber mais. 

PISCA-ALERTA – Em primeiro lugar, cuidado com o uso do pisca-alerta! É comum que os motoristas liguem as luzes de emergência em situações de pouca visibilidade e de tráfego lento. No entanto, o pisca só deve ser acionado com o veículo parado, numa área segura.

CUIDADO COM BURACOS E GALHOS – Se a via já estiver alagada, observe os outros carros pra ter noção da profundidade. Você consegue atravessar sem danificar o assoalho se o nível da água estiver na altura da metade da roda. Acima disso, já é arriscado. E também é importante tomar cuidado com buracos e com galhos de árvore que podem estar escondidos debaixo da água, bem como com objetos e detritos que podem furar os pneus.

PRIMEIRA MARCHA – Antes de acelerar, preste atenção se não há outro carro vindo na direção contrária, pra evitar ser atingido por uma onda. A velocidade ideal para passar por um alagamento transitável é de 15 a 20 km/h, num ritmo constante. Em carros com câmbio manual, use apenas a 1ª marcha e procure manter a rotação entre 2.500 e 3.000 rpm.

CARRO MORREU? NÃO VIRE A CHAVE! – Se o motor morrer no meio do caminho, não tente ligar o carro novamente. A água pode entrar e estourar o motor com a partida, causando danos bem maiores. Neste caso, saia do veículo e aguarde a chegada de um guincho para movê-lo. Também é bom alertar o mecânico que seu carro morreu entrando na água. Assim, ele pode fazer o procedimento de retirar as velas, o que  já “salva” o seu motor.

DICA EXTRA – O engenheiro ainda alerta: os danos de passar por alagamentos e enchentes com o carro podem aparecer apenas depois de 5 ou 6 meses. Por isso é importante tomar cuidado na hora de comprar um usado ou seminovo. A dica de ouro é dar uma espiada embaixo das borrachas das portas. Se tiver algum resquício de lama, é sinal de que entrou água no veículo.

SEGURO AUTO – A Youse oferece coberturas e assistências que são uma mão na roda para quem, por acaso, enfrentar alagamentos e enchentes, garantindo a indenização se for pego de surpresa e ver seu carro detonado por conta de eventos naturais. E ainda ganha limpeza do assoalho, dos carpetes e dos bancos – tudo o que for afetado pela força das águas. Esses serviços incluem ainda troca ou reparo dos vidros, dos faróis, dos faróis auxiliares, das lanternas, dos retrovisores e dos para-choques, além de reparo de amassados causados até por chuvas de granizo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios