Scania entrega os primeiros caminhões movidos a GNV/biometano da história do Brasil
O dia 28 de maio de 2020 entrou pra história da indústria automobilística nacional, com a entrega dos primeiros caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Brasil. Foram 2 modelos R 410 6×2 entregues pra RN Express e 2 R 410 6×2 entregues pra Jomed Log. Eles serão usados pelas empresas paulistas no transporte de produtos da L’Oréal. A Casa Scania Codema, de Guarulhos (SP), foi a responsável pela venda e pela entrega. E cuidará do suporte operacional e da manutenção dos mesmos.
“Este momento é de grande alegria pra Scania no Brasil e no mundo. Celebrar a entrega dos primeiros caminhões a gás comprova que estamos no caminho certo liderando a mudança para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania, a RN Express e a Jomed Log entram juntas pra história comprovando que estão, de fato, contribuindo pra redução das emissões de CO2 no planeta. Temos certeza que estas duas transportadoras e seus embarcadores servirão de modelos para outras empresas”, disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.
A RN Express foi a transportadora que comprou o 1º caminhão movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano do Brasil, na Fenatran 2019. Os modelos R 410 serão usados na rota São Paulo-Rio de Janeiro para o transporte de produtos da marca francesa L’Oréal. A empresa ainda atende os clientes Nespresso, Samsung, HP, Nestlé e Starbucks, entre outros.
Da mesma forma, a Jomed Log comprou seus 2 modelos R 410 no Salão de Transporte de 2019, para usá-los para transferir cargas pra L’Oréal em rota similar à da RN Express.
CODEMA – As concessionárias Scania estão sendo preparadas pra dar todo o apoio aos caminhões a gás. Não são necessárias grandes mudanças nas revendas pra receber os veículos mais sustentáveis. Dentre os itens obrigatórios estão boxes, ferramentas e check-list especiais, que serão implementadas em 2020.
“Foi sem dúvida um momento histórico pra Scania e pra Codema. Fazer a cerimônia de entrega durante o período da quarentena do coronavírus foi um desafio que contou com a máxima segurança. Os caminhões precisam rodar pra cumprir os acordos e os clientes não viam a hora de ter esses modelos mais sustentáveis circulando pelas estradas. Daremos todo o suporte pra operação dos clientes e vamos garantir a manutenção em dia e a disponibilidade da frota”, disse Eronildo Santos, diretor-geral das revendas Scania, formadas pelas lojas Codema (SP e MG), Cavese (SC) e Suvesa (RS).
O caminhão R 410 está equipado com as mais modernas tecnologias do mercado presentes na Nova Geração da Scania, que iniciou suas vendas em fevereiro de 2019. Além do pacote de conectividade pra tornar a operação ainda mais rentável, treinar os motoristas e ajudar os clientes na gestão mais econômica dos veículos, as empresas adquiriram o pacote Desempenho para usufruir do mais completo benefício dos Serviços Conectados. O pacote Desempenho oferece um custo muito competitivo e permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, garantindo um retorno imediato do investimento. Os Serviços Conectados Scania são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e primordialmente controlar os custos operacionais.
Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (mesmo conceito dos automóveis) e construídos pra ser 100% a gás e biometano – ou usando uma mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel pro gás, têm garantia de fábrica, desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel, além de serem 20% mais silenciosos.