Scania lançou caminhão único na indústria
A Scania lançou o G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper, o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida (até 55 toneladas), com custo total de operação mais competitivo e despesas operacionais e de capital menores, além de maior versatilidade e aumento de produtividade.
Feito com componentes mais robustos que os demais membros da linha off-road XT, ele atende as demandas mais severas da mineração e da construção pesada. E por não ser adaptado, torna a operação mais eficiente.
O G 540 10×4 oferece 55 toneladas de capacidade de carga líquida e seu PBT é de 69 toneladas, possibilitando 15% de redução no custo por tonelada, pois é preciso menos veículos pra movimentar a mesma carga.
Feito com o que há de melhor pra enfrentar os desafios da mineração e dos canteiros de grandes obras nas mais adversas condições de operação, está equipado com motor de 540 cavalos com injeção de combustível em alta pressão, no mínimo 8% mais econômico que o anterior. Traz ainda bogie traseiro (capacidade de 36 toneladas), eixos direcionais (11 toneladas cada um) e eixo cardan que suporta maior torque pra melhor partida em rampa.
Destaque pra robustez do diferencial e do redutor de cubo, que possibilitam capacidade de tração de 210 toneladas. O 5º eixo tem novo acionamento e mudou de posição (na frente do bogie traseiro). Pra demanda de carga, a suspensão foi alterada, a direção ficou mais robusta e o freio foi reforçado.
O câmbio 100% automatizado tem 14 velocidades e modo Off-Road, sendo que a caixa de marchas oferece resistência superior e garante trocas suaves. O freio hidráulico tem desacoplamento do rotor do trem de força, que aumenta a performance em baixa velocidade, economiza combustível e diminui os custos de manutenção, pois reduz o desgaste.
De série, traz controle de tração, sistema que impede que recue em subidas, eixo traseiro com diferencial duplo, parachoque em aço com ângulo de ataque de 29 graus, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade para 40 toneladas.
A Scania oferece ainda limpador de para-brisa vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para inclinômetro e pra estrutura física e elétrica do implemento, além de bafômetro (só libera a partida após comprovar que o condutor não ingeriu álcool) e airbags frontais e tipo cortina.
Já a cabine ganhou uma área envidraçada maior e houve uma diminuição de pontos cegos.
No pós-venda, a Scania oferece o Sistema de Troca (exclusivo pro segmento, com mais itens disponíveis e a mesma garantia de uma peça nova) e site Optimisation, que propicia uma profunda análise do negócio e torna o uso dos equipamentos mais eficiente, melhorando a rentabilidade.