Serviços

Se for inevitável, veja como passar com segurança por um alagado

Caso o motorista se veja em meio a um alagado ou a uma enchente, é possível tomar algumas medidas para manter a segurança dos passageiros e prejudicar o menos possível o veículo.

Primeiro, observe a altura do nível de água do trecho alagado e só atravesse se ela não ultrapassar o centro da roda do automóvel. Esta é a altura de segurança para deixar o escapamento fora da água.

Uma vez dentro da água, o carro deve ser dirigido em baixa velocidade, em rotação constante do motor, em torno de 2.500 rotações por minuto, no máximo.

Não troque a marcha – para não correr o risco do veículo morrer – e não force o acelerador, para não criar uma marola na frente do carro e permitir que a água entre no motor.

Se o motor morrer na travessia, não dê a partida. Mantenha o carro desligado e remova-o só quando a água baixar.

O ideal é guinchar o veículo até uma oficina, pois pode ser que tenha entrado água no motor – e, se for ligá-lo nestas condições, isto aumenta o risco de danos causados por calço hidráulico.

Por fim, é recomendado desligar o ar-condicionado durante a travessia, reduzindo assim o risco de calço hidráulico.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios