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Setran mostra projeto de pavimentação da PA-140 e realiza obras nas pontes dos rios Meruú e Guamá

A Secretaria de Estado de Transportes do Estado do Pará apresentou o projeto para a pavimentação de 68 quilômetros da PA-140, importante rodovia do nordeste paraense, em evento que contou com a presença do titular da Setran-PA, Pádua Andrade, do prefeito de Santa Izabel do Pará, Evandro Watanabe, e de moradores dos municípios de Santa Izabel, Inhangapi e Bujaru. A rodovia começa em Santa Izabel do Pará e interliga os municípios de Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Vigia de Nazaré, Bujaru e Concórdia do Pará. Com 214,7 quilômetros de extensão, ela foi construída há cerca de 20 anos e agora terá mais de 68 quilômetros totalmente reconstruídos – trecho esse que já está com toda a base e sub-base comprometidas, dificultando os serviços de conservação (tapa-buraco).

Inicialmente, será licitado o primeiro trecho da rodovia, o mais crítico, com 38 quilômetros e que fica entre Santa Izabel e Bujaru. “É uma obra nova que ainda vai ser licitada, mas se trata de um compromisso do governador Helder Barbalho, haja vista que a rodovia sofreu grande processo de desgaste pelo longo período sem manutenção. Serão feitas base de 20 centímetros e sub-base de outros 20 centímetros, além de uma camada de asfalto de 5 centímetros, garantindo maior vida ao pavimento da rodovia”, informou Pádua Andrade. O outro trecho, com 30 quilômetros e ligando Bujaru a Concórdia do Pará, deverá ser licitado em 2020, já que o desgaste do pavimento é inferior ao do trecho entre Santa Izabel e Bujaru.

Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

TRÁFEGO LIBERADO – Pra garantir a trafegabilidade entre Santa Izabel e Bujaru nos próximos 3 meses, quando será feita a licitação e contratação de quem fará o serviço, a Setran-PA manterá equipes de manutenção na via, sendo que os representantes da comunidade que haviam fechado a rodovia se comprometeram a liberar o tráfego na PA-140 e fazer parceria com a Secretaria pra acompanhar os trabalhos. Liderança comunitária em Inhangapi, o professor Mário Filho saiu satisfeito da reunião. “Foi maravilhoso poder ouvir do Secretário de Transportes que será feita a reconstrução da rodovia. Pela primeira vez também vamos acompanhar bem de perto todo o processo de conservação da PA-140, pois teremos uma linha direta com a área técnica da Setran-PA, assim como acompanhar os passos do processo de licitação e informar a nossa comunidade”, disse.

Foto: Ascom/Setran

PONTE DO RIO MERUÚ – A Setran-PA também iniciou os serviços de construção da ponte sobre o rio Meruú, que fica no Km 49 da rodovia PA-151, no município de Igarapé-Miri, região do baixo Tocantins, e que terá 560,88 metros de extensão. A obra está na fase de construção de 70 vigas pré-moldadas, que estão sendo confeccionadas num canteiro afastado cerca de 10 quilômetros da ponte, como forma de agilizar os trabalhos, enquanto algumas pendências jurídicas estão sendo sanadas.

Ela já recebeu as licenças ambientais para execução da obra e já está aprovada também a indenização dos proprietários das áreas onde serão realizados os serviços de desvios e rampas, com previsão para início do pagamento ainda neste mês de agosto – bem como o remanejamento das edificações que se encontram na área de trabalho. O processo de desapropriação envolve cerca de 70 propriedades, que serão indenizadas.

A construção da ponte sobre o rio Meruú é uma antiga reivindicação dos moradores, pra facilitar o deslocamento entre a região metropolitana de Belém e a margem esquerda do rio Tocantins, além dos insumos advindos das produções dos municípios de Limoeiro do Ajuru, Cametá, Oeiras do Pará, Portel, Mocajuba e Baião, e das vilas atendidas na rodovia PA-151. O prazo de entrega é até dezembro de 2020. E pra garantir melhor tráfego na estrada, a Setran-PA também realizará serviços de conservação na rodovia.

PONTE DO RIO GUAMÁ – A Setran-PA continua realizando serviços de manutenção na ponte sobre o rio Guamá, no Km 14 da PA-483 (Alça Viária). A obra tem como finalidade a troca dos cabos-estais (que dão sustentação à estrutura) e a revitalização de toda a ponte, para reduzir ao mínimo o impacto aos usuários. Com mais de 60 funcionários na obra e investimento superior a R$ 19 milhões, o serviço tem prazo de entrega até abril de 2020 e já iniciaram a substituição dos cabos-estais de maiores comprimentos, denominados cabos de retaguarda, os que ligam os mastros aos apoios de extremidades. A ponte tem comprimento total de 1.976,80 metros e o 2º maior vão livre estaidado do Brasil: 320 metros. Entre os serviços executados estão os levantamentos topográficos, a protensão dos cabos-estais e a instalação do sistema de para-raios, portas e de alçapões metálicos de acesso aos mastros, bem como a substituição dos cabos-estais e de todos os aparelhos de apoio e instalação de novos aparelhos de dilatação nas juntas estruturais de toda a ponte, vãos de acesso ao trecho estaiado.

Para executar as obras com mínima interferência no tráfego na pista, foi adotado o sistema de interrupções ‘pare e siga’, onde alternadamente só uma das mãos da via é fechada em minutos para a manobras dos equipamentos, garantindo a movimentação de cargas com o menor impacto possível ao tráfego. A operação tem apoio diário de agentes do Detran-PA e da Polícia Rodoviária Estadual.

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