Subaru Forester chegou à 5ª geração
Considerado um dos utilitários esportivos mais conceituados e desejados do mundo, o Forester é um dos líderes de vendas da Subaru no Brasil e acaba de chegar na sua 5ª geração ainda mais elegante, completo e atualizado. No estilo, ele ganhou para-choque dianteiro mais envolvente, enquanto que a emblemática grade hexagonal recebeu acabamento escurecido e cromados, além de melhorar a aerodinâmica graças a um sistema que abre ou fecha suas aletas em função da velocidade.
Todo o conjunto óptico usa leds, sendo que os faróis têm sistema direcional nas curvas. As rodas aro 18 têm 10 raios e alto brilho metálico, enquanto que os para-lamas ganharam saliências realçadas pelas saias laterais. Atrás, as lanternas em forma de C usam material translúcido.
Para melhorar ainda mais o espaço da mala (que passou de 505 para 520 litros), foi ampliada a área de abertura da tampa, facilitando o manuseio de itens longos ou grandes. E o piso ficou mais plano, facilitando o transporte com o banco traseiro rebatido. Por fim, a abertura elétrica é feita numa única etapa, pressionando apenas um interruptor interno.
Dentro, o novo Forester foi projetado para oferecer ainda mais conforto em viagens longas, reduzindo a fadiga. E oferece itens como multimídia de 8 polegadas que aceita iPhone e Android e som premium Harman/Kardon.
Mas é na mecânica que ele é famoso, pela confiabilidade oferecida. Estão lá o bom e velho motor boxer 2.0 aspirado de 156 cavalos, só que redesenhado e 12 quilos mais leve, trazendo ainda injeção direta de combustível e vindo acoplado a um câmbio automático de 7 marchas. Para ficar mais econômico, ganhou sistema Start-Stop e 2 modos de condução (conforto ou esportivo). Vem também com controle de descida, alerta de colisão ao dar ré, sensor de ponto cego e o inovador EyeSight, sistema de segurança que inclui frenagem automática pré-colisão, piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixa de trânsito, detector de fadiga e um que avisa o motorista quando, num engarrafamento, por exemplo, o carro à frente começa a andar e ele está distraído, informando que ele já pode acelerar, também.
E, como todo Subaru, traz a eficiente tração integral permanente, que lhe confere uma dirigibilidade excepcional e segurança de sobra em qualquer tipo de terreno. E incluiu agora função acionada através do interruptor rotativo que lhe permite passar por estradas acidentadas, irregulares ou enlameadas, nas opções Lama/Barro ou Areia/Cascalho/Terra.
Com 5 anos de garantia, o novo Subaru Forester custa entre R$ 160 mil e R$ 170 mil e pode ser encomendado através da Mundurucus Veículos.