A 22ª edição da Fenatran – Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas, realizada junto com a 33ª edição da Movimat – Salão Internacional da Logística Integrada, obteve ótimos resultados em todos os segmentos, batendo recordes de público (atraiu 62 mil visitantes, 24% a mais que em 2017), de expositores (450 marcas, que representaram 100% da cadeia do transporte rodoviário de carga – contra 350 expositores em 2017), de visitantes nacionais e internacionais (executivos de mais de 55 países e representantes de 27 Estados e mais de 1.800 municípios), de test-drives e de negócios gerados (R$ 8,5 bilhões, duas vezes mais oportunidades geradas em relação à edição de 2017).
“Foi a maior Fenatran de todos os tempos! E isso é uma prova da recuperação do mercado brasileiro. O interesse por caminhões sinaliza a aposta de vários setores da economia no aquecimento dos negócios para 2020. Isso é positivo para todos. Registramos muitos visitantes e o clima no evento foi muito positivo. Algumas das nossas associadas nos informaram que precisaram trazer mais vendedores para os estandes e outras bateram a meta para o ano todo. Esta é uma informação fantástica, pois não existe compra de veículos comerciais se não há uma boa expectativa com a economia do país. Nos mostrou que os responsáveis por carregar grande parte do PIB do Brasil estão confiantes e otimistas para o futuro”, comemorou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.
Esta edição também ficou marcada pela alta tecnologia apresentada e pelas discussões sobre sustentabilidade e novas formas de propulsão. Nos estandes, foram encontrados lançamentos de caminhões elétricos, a gás natural e hidrogênio, bem como recursos eletrônicos de condução semi-autônoma e novas tecnologias de rastreamento, telemetria e serviços que que visam uma maior eficiência do transporte. “Tivemos a presença massiva dos principais compradores do setor de transportes rodoviário de cargas, que visitaram a Fenatran e a Movimat com grande entusiasmo e disposição para fazer negócios. Superamos as expectativas. Isso mostra a força dos nossos eventos em criar oportunidade e gerar negócios. Encontramos nesta edição uma diversidade enorme de inovação. Muitas tecnologias que já são realidade noutros países foram apresentadas como soluções para o mercado brasileiro, como caminhões elétricos, movidos a gás natural e hidrogênio, com recursos eletrônicos e de condução semi-autônoma. Muitos fóruns debateram e anteciparam a visão sobre o futuro do transporte e da mobilidade. É um caminho que nós, como organizadores da Fenatran, estamos satisfeitos em ajudar a criar”, disse Leandro Lara, diretor do portfólio de mobilidade da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa organizadora do evento.
Discussões e palestras sobre o futuro da mobilidade fizeram parte do cotidiano dos visitantes da feira. “A 2ª edição do New Mobility trouxe ao segmento um formato inédito e relevante para as marcas discutirem as novas tendências que impactarão seus negócios nos próximos 10 anos”, falou Luiz Bellini, diretor da Fenatran e da Movimat. O público pôde conferir de perto, por meio de um programa de realidade virtual, o Hyperloop, cápsula de transporte que oferecia a oportunidade de experimentar a sensação de viajar na velocidade do som por meio de um programa de realidade virtual. Além de mover cargas e pessoas a velocidades sub-sônicas, o sistema gera excedente de energia, capturada do sol. Esse modelo de transporte do futuro é feito em cápsulas aerodinâmicas, que viajam dentro de tubos magnéticos, que por sua vez são cobertos por painéis solares. Essa estrutura gera energia limpa pra mover as cápsulas e abastecer cidades no entorno das linhas de transporte. O primeiro protótipo da cápsula iniciou sua fase de testes em 2018 e duas linhas experimentais já funcionam em Toulouse (na França) e em Abu Dhabi.
A StartSe, em parceria com o New Mobility, trouxe pra feira a Startup Village, projeto que reuniu startups com amplo portfólio de serviços, recursos tecnológicos e soluções inovadoras, todas direcionadas à melhoria da mobilidade urbana, do transporte e da logística. A participação ampliada para estandes ficou disponível para as startups, expondo soluções num modelo de participação facilitada, com capacidade de agregar valor num dos principais setores da economia brasileira, incluindo palco para demonstração de soluções e apresentação para investidores.
O New Mobility também apresentou novos produtos que chamaram a atenção pela diversidade de atividades em que podem atuar. Um dos conceitos foi a Cargo Bike, bicicleta elétrica sem solda feita para entrega de pequenas encomendas, munida motor elétrico desenvolvido no Brasil. Um pista foi instalada na arena para o público testá-la. O jornal O Estado de São Paulo foi o parceiro oficial de divulgação, coorganizador e curador de conteúdo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o projeto, que contou, pelo segundo ano seguido, com patrocínio da líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, bem como da Mobileye, subsidiária Intel, líder no desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma.
Na Fenatran Experience, que retornou após duas edições ausentes, foram realizados mais de 2 mil test-drives num circuito de 2 quilômetros, com veículos das marcas Mercedes-Benz, Scania, Citroën, Peugeot e VW Caminhões e Ônibus. O público teve a experiência de pilotar alguns dos mais atuais, confortáveis e modernos veículos pesados e comerciais leves disponíveis no mercado num parque localizado na área externa do São Paulo Expo. A Continental usou a pista para lançar um novo pneu para uso na extração de madeira e no transporte de cana-de-açúcar.
Houve ainda rodadas de negócios organizadas pela Reed Exhibitions, que geraram mais de R$ 82 milhões em vendas em apenas duas manhãs, com a presença de transportadoras, indústria de alimentos, distribuidores, importadores e profissionais de logística. Foram 150 reuniões.
O vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, destacou que a grandiosidade da feira não ficou só no seu tamanho, na beleza dos estandes ou no público extraordinário. “A maior atração foi o expressivo número de negócios gerados. Os transportadores vieram dispostos a comprar e compraram muito. A conclusão foi quase a mesma: encantamento com a beleza da feira, mas o que mais entusiasmou foi a oportunidade de fazer bons negócios”. Já o presidente da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários, Norberto Fabris, comentou que “a Fenatran 2019 foi um grande sucesso para os negócios de implementos rodoviários e ajudará bastante o nosso processo de recuperação das perdas”.
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz, conta que a montadora foi pra Fenatran com o objetivo de iniciar uma nova era no transporte brasileiro de cargas. “Com muita tecnologia, inovação e conectividade, lançamos o novo Actros, 1º caminhão sem retrovisores externos do Brasil e o 1º digital do mercado. Apresentamos também a nova Sprinter, um veículo à frente do seu tempo. Com todas essas novidades, percebemos que o nosso estande foi um dos mais visitados. Em 5 dias, recebemos mais de mil clientes de todas as regiões e grupos da América Latina, África e Oriente Médio. Além de irem ao estande, eles também visitaram nossa fábrica em São Bernardo do Campo (SP), visitas essas que geraram negócios que superaram as nossas expectativas. Para se ter ideia, houve momentos em que todas as salas de reuniões do estande estavam lotadas de clientes, o que significa um interesse forte nos nossos produtos. E não foram só negociações de caminhões e Sprinter. Percebemos que os clientes também estavam interessados em adquirir serviços, pra garantir a rentabilidade de suas operações. Acreditamos que a Fenatran 2019 foi um marco para o segmento. E esperamos que 2020 reflita os bons resultados conquistados durante o salão deste ano”.
O diretor comercial da Scania, Silvio Munhoz, disse que as vendas superaram a expectativa e a capacidade de receber os clientes foi mais do que atingida – muito melhor que a edição anterior. “Apresentamos os caminhões a gás, com abertura de vendas no 1º dia e conseguimos mais de 10 vendas. Isso significa uma grande resposta que os clientes deram pra nós. E podemos afirmar que o caminhão a gás é viável pro Brasil. Nossa ideia é liderar os sistemas de transportes para ser mais sustentável. Na área de serviços, vendemos mais de mil programas de manutenção, o que comprova que a solução completa da marca em produto, serviço e a alternativa financeira são o ideal pro cliente. Lançamos na feira o programa de manutenção Premium Flexível, que reduz em 25% os custos de manutenção e que os clientes receberam muito bem. Superamos as expectativas e terminamos o ano com muito otimismo”, explicou Munhoz.
Segundo Ana Theresa Borsari, da PSA Peugeot Citroën, a importância que o transporte de carga tem no país é fundamental para o grupo. “Por isso nossas marcas sempre buscaram entender de forma profunda as necessidades de quem usa esses veículos no dia a dia, seja para o transporte de carga ou passageiros. A participação foi muito importante para mostrar a nossa gama de produtos. Apresentamos a mais completa e versátil gama de utilitários do mercado, orientada para atender as expectativas de todos os profissionais do setor de transportes”.
O presidente do grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, anunciou mais de R$ 1 bilhão em negócios, somando-se a venda de caminhões, planos de manutenção e serviços financeiros, como seguros e consórcio. O resultado é quase o dobro do registrado na edição anterior. “Além de um importante momento para poder lançar novos produtos e serviços e apresentar as novas tecnologias de transporte, a Fenatran sempre foi um evento de negócios pra Volvo. E nesse ano sentimos um otimismo ainda maior dos clientes, que estão vendo sinais positivos no mercado de transportes e decidiram investir para renovar suas frotas”, explicou Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil.
A MAN apresentou 15 novos modelos, entre eles os VW e-Delivery, Delivery automatizado e Delivery 4×4. Segundo Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, “essa foi a melhor Fenatran dos últimos tempos”. Comparando com a edição passada, o movimento dos clientes e dos interessados em se aprofundar nos produtos e serviços aumentou. “A gente preparou um estande maravilhoso pra receber todos com o maior carinho e atenção. E encerramos com chave de ouro, com o movimento acima do normal, o que nos traz grande gratidão”.
Amauri Parizoto, diretor comercial da FPT Industrial para a América do Sul, ressaltou que a Fenatran é um dos maiores eventos do setor. “Para nós, é um momento em que podemos nos aproximar dos clientes, mostrar nossas tecnologias e prospectar novos negócios. Em 2019 tivemos uma feira extremamente positiva, com excelente organização e um número de visitantes que surpreendeu. Um público sempre interessado em novas tecnologias e lançamentos”.
A Goodyear, por meio de seu diretor da unidade de pneus comerciais, Eduardo Gualberto, comentou que a oportunidade de apresentar o Total Solution numa feira como a Fenatran foi extremamente importante. “O momento foi propício para celebrarmos os nossos 100 anos de Brasil. Sempre trabalhamos lado a lado dos nossos clientes e, por isso, oferecendo soluções adequadas às suas necessidades”.
Após 5 dias de relacionamento com clientes e fornecedores, as Empresas Randon fizeram um balanço positivo de sua participação, na edição que marcou também a celebração dos 70 anos da companhia. A Randon Implementos, que integra a Divisão Montadora, programou-se para, no período da feira, fechar negócios equivalentes a 3 meses de atividade. O resultado foi muito superior ao alcançado na última edição de 2017. Na divisão de Serviços Financeiros, foram comercializadas mais de 300 cotas de consórcio. E quem ganhou com os negócios totais consolidados foi a área de Responsabilidade Social, que recebeu contribuição espontânea oriunda das vendas, somando mais R$ 80 mil, destinados ao programa Florescer, que prepara crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para o exercício da cidadania.
Rodrigo Bonilha, gerente nacional de vendas de pneus de carga da Continental, explicou que a Fenatran é uma feira de negócios que sempre gera novas oportunidades. “Acreditamos no ganho de produtividade, no aumento de vida útil e na redução de consumo de combustível que os pneus inteligentes que apresentamos (com sensor acoplado) podem entregar para os transportadores, montadoras e implementadoras. Em apenas um de nossos clientes, o tempo de monitoramento dos pneus, antes realizado de forma manual, foi reduzido de 1h30 para apenas 2 minutos”, reforçou.
MOVIMAT –Paralela à Fenatran 2019, a Movimat reuniu os principais compradores da indústria e dos setores de distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico, interessados em produtos, serviços, soluções, conteúdo e no que há de mais moderno no mercado para eficiência de seus processos logísticos. “Com a realização dos 2 eventos no mesmo espaço, ampliamos as possibilidades tanto para expositores como para os visitantes, fortalecendo a oferta de tecnologias e inovações para esses mercados e contribuindo pra tornar as operações mais eficientes, reduzindo custos e ajudando a tornar os negócios mais competitivos”, disse Luiz Bellini.
SAE BRASIL –Com o tema “Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável”, a 28ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade ocorreu simultaneamente à Fenatran e reuniu no São Paulo Expo lideranças mundiais, profissionais do mercado, pesquisadores e estudantes do setor da Engenharia da Mobilidade. O congresso teve 9 painéis temáticos e 74 palestrantes para discutir a sustentabilidade como foco em direção à mobilidade do futuro.