Serviços

SuperLub Auto Center explica como escolher o pneu mais adequado ao perfil de utilização do veículo

Há um pneu desenvolvido sob medida para as diferentes condições de piso que seu automóvel, utilitário esportivo ou picape enfrenta. E há uma razão para isto. “Um pneu de uso off-road utilizado no asfalto gastará muito mais combustível, enquanto que um pneu de asfalto aplicado no off-road não entregará a segurança necessária e, rodando num piso com muito cascalho, poderá sofrer abrasões e picotamento”, explica João Scalabrin, que é supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã.

É importante destacar que os mundos on-road e off-road são muito diferentes do ponto de vista técnico para um pneu. O composto empregado, o desenho da banda e o tipo de construção são quase que opostos. No asfalto, na hora de projetar o pneu, uma das principais preocupações da Continental é o conforto. Por isso, o desenho da banda de rodagem privilegia o bloqueio do ruído e o bem-estar interno. Já no mundo off-road, a atenção se volta para terrenos que o pneu terá que enfrentar, como areia, cascalho, lama, buraco e pedrinhas que se prendem à banda de rodagem. O desafio é desenvolver um produto capaz de entregar tração em todos esses tipos de piso.

A capacidade de carga desses pneus também é diferente, afinal estamos falando de veículos muito mais pesados e que rodarão com mais peso. A altura dos sulcos muda em comparação à dos pneus de passeio: são muito mais profundos e, às vezes, autolimpantes, pra ajudar a expulsar as pedras. Os compostos empregados em pneus off-road diferem dos usados em pneus de passeio. É também importante que o pneu off-road tenha paredes laterais reforçadas, pra evitar danos causados ​​por pedras ou cascalhos, além de uma estrutura interna capaz de proporcionar maior resistência e durabilidade.

Por todos esses motivos, na hora de escolher o pneu ideal é importante levar em consideração qual será o uso do veículo: off road (de verdade), misto ou all terrain.

Exemplo: se você tem um sítio que visita de vez em quando e que é acessado por uma estrada de terra, o ideal é usar um pneu 80/20, projetado para quem precisa encarar um off-road leve.

Se você tem uma fazenda, mas vive rodando por centros urbanos, o ideal é usar um pneu all terrain, perfeito pra rodar no asfalto e no off-road.

Já se você é trilheiro, gosta de subir barrancos e vive no barro, opte por um pneu mud terrain, capaz de entregar alta tração e aderência em situações extremas tanto na lama quanto na terra, além de oferecer uma maior durabilidade e resistência em terrenos difíceis.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios