Suspensão inteligente é o próximo passo da Monroe
Líder na fabricação e no desenvolvimento de amortecedores, a Monroe está desenvolvendo tecnologias de última geração em sistemas de suspensão inteligente, que associa sistemas hidráulicos e eletrônicos capazes de se adaptar 100 vezes por segundo às mudanças da superfície da estrada. O resultado é uma experiência de condução única, aliando conforto, segurança e alto controle do veículo.
Os amortecedores convencionais trabalham com uma única curva de amortecimento, quando o sistema mantém o mesmo comportamento, independentemente do terreno em que o carro está rodando. Já os sistemas inteligentes, se aliados a sensores, ajustam automaticamente o amortecimento do veículo conforme a superfície em que o pneu está aderindo. Eles combinam sofisticados sistemas hidráulicos, com poderosas unidades de controle eletrônico capazes de processar informações como o ângulo do volante, a velocidade do veículo, a pressão do freio e outros dados de controle do chassi, ajustando o nível de amortecimento de cada amortecedor.
“As nossas tecnologias inteligentes já são aplicadas em veículos de algumas marcas no mundo, como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Renault, Seat, Skoda e Volvo. Dessa forma contribuímos com o estabelecimento de um padrão superior de dirigibilidade e segurança, nos colocando na vanguarda do desenvolvimento de sistemas de suspensão”, ressalta Narciso Ichano, Gerente de Engenharia da DRiV.
FUTURO – Chama-se Acocar o sistema de suspensão inteligente ativo da Monroe, que está em fase de desenvolvimento e permite que a carroceria do carro fique em repouso total, mesmo se estiver rodando num terreno acidentado. Dependendo das preferências pessoais, o motorista pode optar por ter o mais alto nível de conforto ou uma experiência mais esportiva. O sistema aumenta a articulação das rodas, aperfeiçoando o contato com o solo e levando a uma maior tração, o que dá aos SUVs um melhor desempenho off-road.
A Monroe também está trabalhando numa suspensão proativa ainda melhor que a suspensão ativa, com câmeras e sensores que leem o solo, ajustando automaticamente os amortecedores. Para os amortecedores eletrônicos semiativos, ela já oferece 3 tecnologias.
O CVSAe é um amortecedor semiativo de controle contínuo, que ajusta os amortecedores em tempo real para obter uma suspensão mais confortável e estável.
O CVSA2 é um leve amortecedor semiativo, para veículos que requerem uma calibração mais exigente.
E o CVSA2/kinetic combina o conforto do CVSA2 com a tecnologia de estabilidade Kinetic, para supercarros e veículos off-road.
Para amortecedores eletrônicos seletivos, o destaque é a função que permite que, ao toque de botão no painel, a suspensão se alterne entre os modos conforto e esportivo.
As válvulas passivas são outra linha de avançada tecnologia. Direcionadas para SUV, esportivos e veículos de luxo, elas proporcionam uma experiência de condução mais confortável, além de mais firmeza no contato com o solo, sem a exigência de nenhuma parte eletrônica na suspensão ou troca do amortecedor externo. Confira os modelos:
A MTV &MTV CL (MultiTune Valve) é uma válvula para amortecedores de mono e bitubo, para diversos modelos, com alto desempenho e resposta direta para o bom manuseio do veículo.
A RV+ Rebound Valve é uma válvula de baixo custo para amortecedores bitubo, com forças de amortecimento de baixa compressão, para maior conforto.
A BOCS+ BlowOff CoilSpring é uma válvula degressiva para melhor direção e resposta de massa suspensa, que realiza ajuste de vazão para uma abertura suave, melhorando o desempenho do NVH.
A MTBO MonoTubeBlow Off possui ajuste independente de extensão e compressão em todas as velocidades, cujo ajuste aberto das arruelas bleeds oferece maior conforto.
E a RC1/2 Add-onvalvefor RideComfort oferece um desempenho de amortecimento sensível à frequência e também promove mais conforto e controle da carroceria, incluindo um ruído de rolagem reduzido.