Suzuki: 101 anos de inovação no segmento 4×4
A Suzuki dos dias atuais vende muito mais que veículos. A marca japonesa tornou-se um símbolo de estilo de vida leve, divertido e conectado à natureza, graças ao seu DNA 4×4. Mas isso só foi possível por conta do passado inovador. Em março de 2021, a Suzuki Motor Corporation completou 101 anos da sua fundação, mas sabia que no início ela nem fabricava automóveis? Então confira alguns fatos marcantes da sua história.
O INÍCIO – A história da Suzuki começou em 1909, numa pequena vila do litoral japonês, na região de Hamamatsu, em Shizuoka. Foi lá que o aprendiz de carpinteiro Michio Suzuki (nascido em 1887 e falecido em 1982) fundou a Suzuki Loom Works, que produzia teares para a indústria da seda. Artesão habilidoso, Michio revolucionou esse mercado ao inventar uma máquina que utilizava fios tingidos para desenvolver tecidos coloridos.
A fábrica de teares continuava a prosperar no ano de 1920, mesmo com o Japão em colapso após a Primeira Guerra Mundial. Michio Suzuki então a transforma em Sociedade Anônima e funda a Suzuki Loom Manufacturing Company, que estreou com um valor de mercado de 500 mil ienes.
O SONHO – Após 30 anos dedicados aos teares, Michio Suzuki observou que a demanda por carros era crescente no mercado nipônico e aposta na fabricação de automóveis. Em 1937 ele monta o primeiro protótipo, mas a entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial infelizmente adia os seus planos.
A VIRADA – A Suzuki começa a produzir veículos no início dos anos 50, sendo que em 1952 lança as bicicletas motorizadas Power Free. Em 1954 nasce a Colleda, primeira moto. E em 1955 lança o Suzulight, primeiro automóvel, com motor de 360 cilindradas e que inaugurou a era dos minicarros no Japão. Em 1954 a empresa é renomeada como Suzuki Motor Co. Ltd.
O LOGOTIPO – No ano de 1958 a Suzuki finalmente estabelece o seu símbolo: a famosa letra S, que identifica os veículos da fabricante japonesa e é reconhecido pelos quatro cantos do planeta.
NASCE O JIMNY – O carro mais emblemático da Suzuki nasceu no mesmo ano em que o Brasil venceu a Copa do Mundo de Futebol do México, quando sagrou-se tricampeão mundial e consagrou Pelé. Naquele mágico 1970 para os brasileiros e para o futebol mundial, a Suzuki lançava no Japão um SUV pequeno com motor refrigerado a ar de 360 cilindradas, dois cilindros e 25 cavalos de potência. Com apenas 590 quilos e rodas de 16 polegadas, o Jimny foi o primeiro 4×4 produzido em série no Japão e sua versão original (LJ10) atingia os 75 km/h e trazia três assentos e o estepe dentro da cabine – solução que permitiu que fosse classificado como Kei Car, segmento de minicarros do mercado japonês que paga taxas menores. E com preços mais acessíveis, o pequeno Suzuki rapidamente se tornou um sucesso.
PELO MUNDO – A Suzuki começa sua aventura internacional em 1975, com o envio pra Austrália do Jimny LJ50, versão mais potente do LJ10 japonês, lá lançado com o nome Sierra. Em 1977 ela chega ao mercado europeu com o Jimny LJ80, versão mais potente, com motor de 800 cilindradas e 4 cilindros refrigerado a água, que logo estava em todo o continente.
SAMURAI – Em 1981 a Suzuki começava a produzir a segunda geração do Jimny (SJ-Series), que renasce mais comprido, largo e com motor maior. O SJ410 estreia em 1982 com uma proposta completamente diferente: era um 4×4 para recreação, mas pronto a superar qualquer obstáculo. A gama tinha opções aberta (cabriolet) e fechada e a Suzuki criava uma nova categoria. Em 1984 é lançado o SJ413, que serviu de base para o Samurai, que marcou a chegada da Suzuki aos Estados Unidos. Com preço acessível e tração nas 4 rodas, ele teve 47 mil unidades vendidas no seu primeiro ano.
VITARA – A família 4×4 da Suzuki lançou mais uma tendência em 1988 com o Vitara, utilitário esportivo compacto equipado com motor 1.6 de alumínio, carroceria com três portas, direção hidráulica e suspensão com regulagem mais macia. O Vitara seguiu evoluindo e em 2015 ganhou a atual quarta geração, que chegou ao Brasil em 2016. Referência entre os SUVs compactos com tração nas 4 rodas, o Vitara capricha no conforto sobre o asfalto e traz central multimídia de 10 polegadas com wi-fi, motor 1.4 turbo com 146 cavalos de potência e transmissão automática de 6 velocidades.
VENDAS – Com uma gama diversificada e modelos de volume como os hatches Alto e Swift, a Suzuki atinge em 2002 a marca histórica de 30 milhões de veículos comercializados no mundo inteiro. Seu desempenho mais notável é no gigante mercado indiano, onde é líder absoluta de vendas e em 2015 atingiu 15 milhões de carros produzidos localmente.
JIMNY BRASILEIRO – A maior aventura da Suzuki no Brasil começou em 2011, com a realização do primeiro rali da marca em Campinas (SP). A edição inaugural do evento também passou por Joinville (SC) e Belo Horizonte (MG). Em 2012 ela vive seu momento mais notável no mercado brasileiro, quando o Jimny passou a ser produzido em Catalão (GO). O SUV nacional recebeu diversas melhorias ao longo desses últimos anos e em 2019 veio do Japão a quarta geração, com o sobrenome de Sierra. Além dessa dupla, a Suzuki também comercializa atualmente no país o novo Vitara e o S-Cross. E em 2021, a 50ª concessionária brasileira foi inaugurada e a marca Suzuki já está presente em 23 Estados.