T-Cross lançado na Grande Belém VW
Nova referência no segmento de SUVs compactos no Brasil, o T-Cross acaba de chegar na concessionária Grande Belém Volkswagen em 4 versões: 200 TSI (única com câmbio manual de 6 marchas), 200 TSI Automático, Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI – essas 3 últimas equipadas com transmissão automática de 6 velocidades. Ele também oferece itens exclusivos no segmento, como painel de instrumentos totalmente digital, seletor de perfil de condução, controle de estabilidade de série, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema que o estaciona sozinho, suporte para smartphone no painel, 4 entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação ambiente de led e acabamento com apliques decorativos. E ainda conta com faróis todos de led, 6 airbags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico, entre outros atrativos.
Outro grande destaque é o fato de ter obtido classificação máxima nos testes feitos pelo Latin NCAP, sendo um dos veículos mais seguros do país, com 5 estrelas tanto na proteção para adultos quanto para crianças. Fora o fato que recebeu o Advanced Award, por oferecer frenagem automática pós-colisão (que aciona automaticamente os freios em caso de acidente, evitando colisões posteriores) e tecnologia de proteção aos pedestres que atenua lesões em situação de atropelamentos, graças a áreas de deformações programadas e elementos de absorção de energia.
O T-Cross chega com 2 importantes reconhecimentos de qualidade: é o SUV com o menor custo de reparo do mercado brasileiro e tem as 3 primeiras revisões de série gratuitas para todas as versões. O modelo obteve classificação 13 no recém-publicado ranking Car Group, do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), sendo possuidor do melhor índice de reparabilidade em sua categoria e com uma classificação quase 3 vezes melhor que a do 2º colocado – quanto menor a pontuação (numa escala de 10 a 60), menor é o tempo e o custo de reparo. O índice também tem influência no cálculo da tarifa do seguro, porque as seguradoras calculam os preços das apólices com base – entre outros fatores – nos resultados dos testes de impacto de baixa velocidade (a 15 km/h) realizados pelo Cesvi Brasil.
REVISÕES GRÁTIS – Outro diferencial importante são as 3 primeiras revisões (10.000, 20.000 e 30.000 km) gratuitas para todas as versões, uma expressiva vantagem em custo de manutenção – já que a média de custo no segmento para as 3 primeiras revisões é de R$ 1.665 (com base em dados fornecidos pelas próprias fabricantes, em janeiro passado). As revisões incluem peças (itens trocados e verificados conforme tabela no site VW) e mão de obra. Com isso, o plano de manutenção do T-Cross até os 60.000 km é 53% mais barato que a média dos concorrentes.
O T-Cross também tem o menor custo de propriedade do segmento (9% mais em conta que a média) – no cálculo são projetados em 4 anos os custos com combustível, itens de desgaste, taxas de licenciamento e IPVA, além de seguro e manutenção. E sua cesta de peças é 3% mais barata que a média – aqui são contemplados 50 itens, entre amortecedores, filtros, velas, rolamentos e correias, entre outras peças.