O Terminal Hidroviário de Belém passou a oferecer mais uma linha fluvial para o município de Barcarena, com uma lancha fazendo semanalmente o trajeto Belém–Barcarena (São Francisco)– Belém. “Diante da grande demanda de passageiros para Barcarena, a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará emitiu uma ordem de serviço para a Arcon, para que uma nova empresa fosse autorizada a operar. Neste sentido, queremos dar uma nova opção pra população, trazendo mais conforto e dignidade aos usuários que precisam chegar ou partir daquele município”, disse Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará. Refrigerada e com poltronas confortáveis, a lancha rápida leva 70 passageiros num trajeto que dura cerca de 45 minutos. A passagem custa R$ 14, ida ou volta.
HORÁRIOS
Do Terminal Hidroviário de Belém a Barcarena (São Francisco): de segunda-feira a sexta-feira, às 7h00 e às 17h30
De Barcarena (São Francisco) ao Terminal Hidroviário de Belém: de segunda-feira a sexta-feira, às 6h30 e às 15h30
MAIS OPÇÕES – Desde julho de 2019, o Terminal Hidroviário de Belém está oferecendo opções de viagens pra Barcarena com outra empresa, primeira a operar o trecho Belém–Barcarena (São Francisco)–Belém com duas lanchas. A embarcação maior transporta 80 passageiros e a menor leva 52 passageiros, sendo que esta última dispõe de ambiente refrigerado. Mas todas têm poltronas confortáveis. E a passagem custa R$ 12, cada trecho.
HORÁRIOS
Do Terminal Hidroviário de Belém a Barcarena (São Francisco): de segunda-feira a domingo, às 6h00, às 6h20, às 10h30, às 12h00, às 15h20, às 15h30 e às 17h30.
De Barcarena (São Francisco) ao Terminal Hidroviário de Belém: de segunda-feira a domingo, às 5h00, às 9h20, às 10h00, às 14h00, às 14h30, às 16h20 e às 16h30.
MOVIMENTAÇÃO – O Terminal Hidroviário de Belém recebeu 128.700 mil usuários em julho de 2019, um crescimento de 30% sobre o mesmo período de 2018, quando 99 mil passageiros passaram por lá. Os dados são da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, responsável pela administração do local. “A partir do momento que novas linhas começaram a operar no Terminal em 2019, nós recebemos novos passageiros e, consequentemente, aumentamos o número de usuários. O Governo do Pará vem trabalhando para melhorar a vida da população e, no Terminal Hidroviário de Belém, o passageiro encontra conforto, segurança e uma equipe qualificada para servir. Então, esses números demonstram que o passageiro está satisfeito com os nossos serviços.”, diz Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará.
Foram registrados 32.175 mil passageiros por semana e 4.151 mil por dia. Os horários de maior movimento foram das 6h às 9h30 e das 12h30 às 16h. Já os dias da semana de maior movimento foram as sextas e os sábados. Desde a inauguração do terminal, em 2014, mais de 3 milhões de usuários já passaram pelo espaço. Os destinos mais procurados pelos veranistas que passaram pelo terminal hidroviário foram Camará (que dá acesso aos municípios de Soure, Salvaterra, Joanes e Cachoeria do Arari, no Marajó), Macapá (no Amapá) e Ponta de Pedras, também no Marajó.
NOVO PADRÃO DE ATENDIMENTO – Para garantir uma boa viagem, agentes e fiscais da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará deram auxílio aos usuários do Terminal Hidroviário de Belém durante todos os dias de julho de 2019, de manhã e de tarde. Os profissionais circularam pelos corredores principalmente nos horários de embarque e desembarque, esclarecendo dúvidas e orientando sobre questões de segurança. “E, num trabalho de inclusão, a maior inovação este ano foi disponibilizar uma profissional em Libras e o Código de Defesa do Consumidor em braile para os usuários. Mas também destaco a qualificação dos nossos funcionários, que se comunicam noutras línguas como inglês e francês, para atender os turistas. Sem esquecer do trabalho de orientação aos passageiros feito por nossos agentes e fiscais, que foram treinados para receber os usuários de dentro e de fora do país”, finaliza Benassuly.