Carros

Totalmente nova, Fiat Strada amplia o escopo

A Fiat conta com os dois veículos mais comercializados do Brasil no segmento de comerciais leves: Strada e Toro, que em 2019 representaram 41,4% dos emplacamentos na categoria e 12,9% das vendas gerais. Isso significa que, de cada dez picapes licenciadas no mercado nacional, quatro são Fiat.

A Strada é um fenômeno, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 20 anos e com a incrível participação de mercado de 58,2% – recorde histórico este batido em 2019.

A Strada nem precisava ter passado por essa revolução agora, mas a Fiat quis pegar o embalo do sucesso da Toro e criar uma opção menor e mais barata, só que com todas as tecnologias da picape maior.

Ou seja, se você quer uma picape que custe entre R$ 63.590 e R$ 79.990, há a nova Strada. E se quer uma picape que custe entre R$ 99.990 e R$ 171.990, há a Toro.

A nova Strada não lembra a Toro só nas tecnologias. O design fez com que muitos a chamassem de ‘mini Toro’, mas a Fiat prefere dizer que o novo visual ‘está em linha com o design bem sucedido dos últimos lançamentos’.

DESIGN – E realmente o estilo da nova Strada é inovador, inspirado numa picape (a Toro) que ganhou 5 prêmios de design, incluindo o mundialmente cobiçado Red Dot Award.

Pra começar, a nova Strada está com maior altura do solo (até 214 milímetros) e seus ângulos de entrada (até 24 graus) e de saída (até 28 graus) estão entre os melhores da categoria.

A frente chama a atenção por ser alta, ressaltando o capô vincado e os afilados faróis de led da versão Volcano, cujas lâmpadas oferecem 20% mais luminosidade que a concorrência.

A grade ficou mais imponente, abrigando o logotipo da montadora no centro e um discreto logotipo que lembra a bandeira da Itália e que fará parte da identidade visual da marca daqui pra frente.

Nas laterais, é de impressionar a linha de cintura ascendente da nova picape, que destaca as rodas que podem ser de 15 ou 16 polegadas e são cobertas por caixas quadradas.

Na traseira, as lanternas funcionam como se fossem uma assinatura visual da picape.

MECÂNICA – Disponível nas cores branca, cinza, prata, preta e vermelha, ela oferece motores 1.4 de até 88 cavalos e 1.3 de até 109 cavalos de potência, acoplados a um câmbio manual de 5 marchas.

Com motor 1.4, dependendo da cabine, a nova Strada acelera de 0 a 100 km/h entre 12,3 e 12,8 segundos, alcança a máxima de 158,5 km/h e faz até 11,8 km/litro na cidade e 12,4 km/litro na estrada.

Com motor 1.3, dependendo da cabine e da versão, a nova Strada acelera de 0 a 100 km/h entre 11 e 11,2 segundos, alcança a máxima de 169 km/h e faz até 12,8 km/litro na cidade e até 14,2 km/litro na estrada.

A suspensão é nova, assim como o eixo traseiro, que permitiram um maior vão de carga (1.059 milímetros) na caçamba, que agora leva 844 litros na Cabine Dupla e até 1.354 litros na Cabine Plus.

A capacidade de carga varia de 650 quilos na versão para 5 pessoas a 720 quilos na versão de entrada.

Por falar em versatilidade, a movimentação da carga é facilitada pela tampa da caçamba, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% graças a um novo sistema de mola, que suporta 400 quilos. Pra fechar a tampa, o esforço é mínimo.

O vão de carga ainda é modular e recebeu trilhos para divisórias e cargo box, além de ganchos.

Com a tampa travada, também fica bloqueado o acesso ao estepe, abaixo do assoalho da caçamba.

INTERIOR – A nova Strada evoluiu bem por dentro, esbanjando conforto nas versões com 4 portas e num banco traseiro que realmente acomoda 3 pessoas. E ficou mais silenciosa, graças aos novos materiais acústicos.

As portas dianteiras se abrem em 70 graus, enquanto que as portas traseiras se abrem em 80 graus, facilitando bastante entrar e sair da picape.

O número de porta-objetos aumentou em 30% e agora totaliza 15 litros de espaço útil para guardar celulares, garrafas, latas, carteiras etc.

Outra novidade é a central multimídia de 7 polegadas, com tela personalizável de baixo reflexo diurno, que se conecta a dois smartphones e inclui câmera de ré, navegação via Waze e Google Maps, reconhecimento de voz (Siri e Google Voice) e leitura e resposta de mensagem pra SMS e WhatsApp sem usar as mãos.

VERSÕES – A partir da versão Freedom, a Strada 2021 traz direção elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, capota marítima e rodas de liga leve, entre outros itens. As versões com cabine dupla sempre vêm equipadas com 4 airbags.

A Volcano acrescenta vidros traseiros elétricos, bancos em couro e tecido, câmera de ré, volante em couro, sensor de estacionamento, santantônio, barras longitudinais no teto e rodas aro 15 com pneus mistos 205/60R ATR.

De série em todas as versões, traz assistente de partida em subida e controles de tração e estabilidade, com função para off-road leve, que auxilia em manobras em terrenos escorregadios e com as rodas patinando.

Ao acionar a tecla TC+, a tecnologia transfere mais torque pra roda com maior aderência, fazendo com que a picape saia do sufoco. Esta mesma tecla ativa o ABS Off-Road, que melhora a frenagem em areia, terra, brita e neve, aumentando a aderência dos pneus e reduzindo a distância de parada.

PREÇOS E OPCIONAIS – Disponível nas versões Endurance Cabine Plus (R$ 63.590), Freedom Cabine Plus (R$ 69.490), Endurance Cabine Dupla (R$ 74.990), Freedom Cabine Dupla (R$ 77.990) e Volcano Cabine Dupla (R$ 79.990), a nova Strada dispõe de vários pacotes de opcionais.

A versão Endurance pode vir com os kits Worker (R$ 2.500, composto de alarme, brake-light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível, banco do motorista com ajuste de altura e vidros e travas das portas com acionamento elétrico), Áudio (R$ 1.500, composto de som, alto-falantes, entrada USB frontal e volante multifuncional) e Tech (R$ 3.490, composto de multimídia, display digital de 3,5 polegadas no painel, alto-falantes, duas entradas USB, controles de som no volante parcialmente em couro, câmera de ré e sensor de estacionamento).

A versão Freedom pode ganhar o kit Tech (R$ 2.990, composto de volante multifuncional, central multimídia de 7 polegadas, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento) e a versão Volcano tem como único opcional as rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55R.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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