Toyota Corolla Cross traz tudo o que se busca num SUV
A Toyota conta com um novo SUV de entrada no Brasil: o Corolla Cross, que custa entre R$ 139.990 e R$ 183.980 e serve de entrada para os modelos SW4 (que custa a partir de R$ 215.990) e RAV4 (a partir de R$ 241.990).
Não era o utilitário esportivo que grande parte dos consumidores no Brasil estava esperando, na faixa de Renegade, Kicks, Tracker, HR-V, Creta e do finado EcoSport. Mas é o que tem pra hoje e quem sabe o CH-R (que já foi sensação no Salão do Automóvel de São Paulo) um dia ainda chegue.
Com 4,46 metros de comprimento, 1,62 metro de altura, 1,82 metro de largura e 2,64 metros de distância entreeixos, o Corolla Cross é produzido em Sorocaba (SP) e foi o responsável pelo fim do Etios – feito lá junto o Yaris.
Novo modelo global da fabricante japonesa (e daqui será exportado para 22 países – olha a responsa!), o Corolla Cross está disponível em 4 versões e utiliza a mesma mecânica do Corolla.
Com tanque para 47 litros, as versões XR e XRE têm motor 2.0 de até 177 cavalos e câmbio automático de 10 marchas com modo Sport, enquanto que as versões híbridas XRV e XRX têm tanque para 36 litros, combinando 3 motores: 2 elétricos de 72 cavalos e um a combustão 1.8 de até 101 cavalos, acoplados a uma transmissão também híbrida.
O Corolla Cross híbrido é econômico (faz até 17 km/litro na cidade e até 13,9 km/litro na estrada) e possui freios regenerativos, que acumulam a energia gerada nas frenagens pra alimentar a bateria dos motores elétricos.
A direção é eletroassistida e a suspensão dianteira é independente tipo MacPherson, enquanto que a suspensão traseira é do tipo eixo de torção – ambas usando molas helicoidais e barra estabilizadora. O raio de giro é o menor da categoria, sendo possível uma manobra de 180 graus em apenas 10,4 metros. E seu ângulo de ataque de 21 graus o deixa apto a atravessar depressões, valetas e lombadas sem machucar a parte baixa.
Externamente, o Corolla Cross chama a atenção pela enorme grade trapezoidal dupla, sendo que a parte superior é na cor cinza escura e tem formato de colmeia, lembrando os luxuosos modelos da Lexus.
Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é no tom azul. Já a grade inferior em plástico preto possui estilo off-road e inclui os faróis de neblina de led.
O parachoque dianteiro vincado acomoda faróis horizontais que partem desde a lateral até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão de entrada, eles usam lâmpadas de halogêneo, enquanto que nas demais versões as lâmpadas são de led – e nas versões híbridas têm acabamento azul. As luzes diurnas também são de led.
A lateral do Corolla Cross se destaca pelo acabamento em plástico preto (inclusive envolvendo as rodas), pelo rack longitudinal, pelos retrovisores com rebatimento automático e pelas rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento prata e pneus 215/60R na versão XR; e de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/50R nas outras versões, mas com acabamento cinza escuro diamantado nas versões XRE e na XRV e com acabamento preto diamantado na versão XRX. O estepe é o mesmo para todas as versões: roda de 17 polegadas, calçada num pneu 155/70R.
As versões híbridas têm um diferencial: a moldura superior das janelas vem com acabamento cromado.
Atrás, os paralamas seguem o formato tridimensional dos parachoques dianteiros e as lanternas são horizontais, ‘abraçando’ o utilitário esportivo desde a lateral. Outro destaque é o spoiler, sendo que na parte central – onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas – vem a inscrição Corolla Cross.
E as cores da carroceria podem ser azul, branco, cinza, prata, preto e vermelho.
Dentro, o Corolla Cross mantém a essência e segue o padrão do sedã líder de mercado, oferecendo amplo espaço para todos os ocupantes (confortável até na cabeça para quem senta no banco traseiro), portas com grandes ângulos de abertura e porta-malas com capacidade para 440 litros na posição normal.
Pra deixá-lo mais silencioso, foram incluídos isoladores de som na região do motor, teto, assoalho e partes das portas.
Graças à altura elevada do ponto de visão (120 mm mais alta que a do sedã), os ocupantes têm amplo ângulo de visibilidade, graças à colocação dos retrovisores nos painéis das portas e ao estreitamento da coluna A.
O console se destaca pelas hastes pratas – mesma cor das maçanetas, dos difusores de ar e dos puxadores das portas.
Há 3 tipos de acabamento: a versão XR tem partes revestidas com tecido preto, enquanto que as versões XRE e XRV misturam couro e material sintético preto. Já a XRX concilia couro com material sintético bege.
O painel de instrumentos das versões XR, XRE e XRV vem com 3 mostradores: um circular no centro (trazendo velocímetro e nível de combustível); um semicircular do lado esquerdo (onde exibe o contagiros nas versões XR e XRE e o indicador do sistema híbrido, na versão XRV) e o termômetro do motor abaixo do semicírculo; além de uma tela de 4,2 polegadas colorida do lado direito, para o computador de bordo.
Já a versão XRX do Corolla Cross possui tela digital colorida de 7 polegadas no centro (onde fica o velocímetro e o computador de bordo), enquanto que o semicírculo do lado esquerdo traz indicador do sistema híbrido e, no lado direito, ficam as informações de combustível e de temperatura do motor.
Todas as versões são completas, vindo desde a versão de entrada com ar com saída para o banco traseiro, bancos dianteiros com ajustes (6 para o motorista e 4 para o passageiro), multimídia de 8 polegadas e som com 4 alto-falantes e 2 tweeters.
As versões XRE, XRV e XRX incluem chave com sensor de presença, ignição por botão e limpador do parabrisa com sensor de chuva, enquanto que só a versão XRE tem palhetas no volante, para trocas manuais das marchas.
As versões XRV e XRX têm modo Power, mas só a versão XRX traz ar condicionado dualzone, iluminação ambiente, teto solar com sensor antiesmagamento e banco do motorista com regulagem elétrica em 8 posições.
Teve ainda a edição especial de lançamento Special Edition, que foi limitada a 1.200 unidades e era baseada na versão topo de linha XRX, só que um pouco mais equipada, pois vinha com carregador de celular sem fio e acessórios como estribos laterais, soleiras nas portas e bandeja no porta-malas – equipamentos que depois serão oferecidos nas concessionárias autorizadas. Só achei bizarro ele vir com freio de estacionamento no pedal.
No quesito Segurança, todas as versões têm 7 airbags, sistema de assistência ao arranque em subida e faróis com acendimento automático e regulagem elétrica de altura, entre vários outros equipamentos.
As versões híbridas do Corolla Cross trazem a mais sensor de estacionamento dianteiro, detector de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, faróis com facho alto automático, piloto automático adaptativo e um radar e uma câmera que servem para detectar perigos e avisar o motorista, evitando colisões frontais e alertando contra mudanças involuntárias (sem dar sinal) da faixa da rua, incluindo função capaz de manter o utilitário esportivo na faixa da rua.
O Toyota Corolla Cross tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoa física e 5 anos ou 100.000 quilômetros para pessoa jurídica, sendo que as versões híbridas vêm com garantia de 8 anos para o sistema composto por bateria, inversor/conversor e módulos de controle.
De acessórios, há mais de 20 itens, entre estribos, engate pra reboque, soleiras iluminadas, sensor de estacionamento dianteiro e trava de segurança para as rodas e estepe. Todos com 3 anos de garantia, se forem instalados na revenda.
Eis os preços das versões do Toyota Corolla Cross: XR (R$ 139.990), XRE (R$ 149.990), XRV (R$ 172.990), XRX (R$ 179.990) e Special Edition (R$ 183.980). A produção será de 65% da versão XRE e de 25% da versão XRX, com os outros 10% divididos irmãmente entre as versões XR e XRV.