Triumph tem novidades na linha Tiger
A Triumph Tiger 900 acaba de ganhar no Brasil uma nova versão, chamada Touring, que traz como diferencial inédito no mercado a nacionalização das duas malas laterais e do Top Box traseiro. Com isso, todas as versões 900 (GT Low, Rally, GT Pro e Rally Pro) agora vêm de fábrica com os suportes necessários para a instalação desses acessórios.
Além disso, como opcional, há o conjunto de malas laterais e Top Box traseiro fornecidos pela marca italiana Givi, especializada na produção de acessórios para motocicletas e que possui fábrica no Brasil. Outra vantagem para o consumidor é que as malas são de alumínio, ao invés de plástico, o que as tornam mais resistente em viagens longas.
Sem dizer que, com a nacionalização, o custo final caiu. Em dezembro de 2021, se comprava as duas malas laterais e o Top Box traseiro por R$ 7.999. Com isso, a Tiger 900 Rally Pro equipada com as duas malas laterais e com o Top Box saía por R$ 83.980, uma redução de R$ 10.310. Já a partir de janeiro de 2022, a mesma motocicleta com estes acessórios está custando R$ 85.480, o que ainda assim indica uma economia significativa de R$ 8.810.
TIGER 900 – A Tiger 900 foi completamente modificada em relação à Tiger 800, ganhando tanque de 20 litros (que aumentou a autonomia), ergonomia aprimorada, conjunto óptico de led, interruptores iluminados, piloto automático, sensor de pressão dos pneus, parabrisa ajustável que oferece proteção contra o vento e assentos e manoplas com aquecimento.
A largura do assento ficou mais estreita e o guidão ficou 10 milímetros mais próximo, oferecendo uma pilotagem mais confortável. E cada versão tem uma posição de pedal exclusiva e mecanismo integrado de altura do assento, com duas posições, permitindo alterar a altura em 20 milímetros.
O motor triplo de 900 cilindradas e 95 cavalos traz embreagem deslizante e assistida com sistema de auxílio da troca da marcha e inédito radiador duplo, que melhorou o desempenho do resfriamento e reduziu o calor ambiente sentido pelo piloto, além de ter aperfeiçoado o centro de gravidade (40 mm à frente e 20 mm mais baixo), melhorando a distribuição de peso e o equilíbrio em baixa velocidade. A caixa de ar é completamente nova, com filtro de acesso mais fácil.
Com seis modos de pilotagem, a Tiger 900 também está mais leve, dando agilidade às respostas do motor e oferecendo maior maneabilidade e um ronco muito mais envolvente. Tudo graças à nova estrutura de treliça de aço, com construção modular, subquadro traseiro de alumínio e ganchos de pedaleira parafusados.
Todas as versões vêm de série com freios Brembo, com pinças leves, compactas e cuidadosamente esculpidas, de volume reduzido ao redor dos pistões e das pastilhas – o que permite uma frenagem mais imediata e ajuda as pinças a esfriarem rapidamente. O sistema ABS foi aperfeiçoado para curvas, garantindo estabilidade o tempo todo.
Já a versão GT Pro traz suspensão traseira eletronicamente ajustável, onde é possível selecionar as quatro configurações de pré-carga e os nove níveis de controle de amortecimento por meio de um menu no painel de sete polegadas – configurável em quatro estilos e oferecendo alto e baixo contraste.
O novo painel de instrumentos também já vem de fábrica com conectividade via Bluetooth para atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no smartphone, navegar pelo Google e até controlar uma câmera GoPro. Há ainda um novo compartimento para celular, com carregamento USB de 5 volts.
NOVA TIGER 1200 – No Brasil, a linha chega em 2022 em 3 versões: GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer.
Bem mais leve (25 quilos a menos que a anterior) e muito mais potente (graças ao novo motor de 3 cilindros, com 1.160 cilindradas e 150 cavalos), ela oferece pela primeira vez 2 tanques nas versões Explorer, com capacidade para 20 e 30 litros.
Em comparação com o motor da geração anterior, tudo é novo, enquanto que o escapamento é leve e discreto. E dependendo do modelo, há até seis modos de pilotagem disponíveis.
Com 3 anos de garantia e intervalo de revisão de 16 mil km ou 12 meses, ela também ganhou postura mais ereta, nova carenagem, assistente de subida em rampas, chassi leve, faróis com iluminação adaptativa para curvas, sensor de pressão dos pneus, interruptores iluminados, carregador USB sob o assento, piloto automático e manoplas e assentos aquecidos.
A nova geração apresenta uma silhueta muito mais fina e um design mais compacto, com posição em pé mais estreita.
Voltada para as estradas, a nova Tiger 1200 GT Explorer tem rodas fundidas de 19 polegadas na frente e de 18 polegadas na traseira, além de inédita suspensão semiativa Showa.
A Rally Pro traz uma configuração exclusiva de rodas raiadas sem câmara de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira, além de suspensão semiativa Showa com curso ainda mais longo, para pilotagem em todos os terrenos.
E a Tiger 1200 Rally Explorer é a única motocicleta adventure com rodas fundidas e tanque com capacidade de 30 litros na sua categoria, trazendo ainda novo radar de ponto cego.
Assegurando aderência e estabilidade excelentes, os pneus Metzeler Tourance equipam a versão GT, enquanto que as versões Rally utilizam pneus Metzeler Karoo Street – oferecendo ainda o Michelin Anakee Wild para uma pilotagem off-road avançada. Os freios são da Brembo, com sistema ABS aperfeiçoado para curvas.
Todas as novas Tiger 1200 agora vêm com uma nova ergonomia do assento e do tanque, com o banco sendo afinado na frente, no ponto de encontro com o tanque de combustível. E para que cada piloto encontre sua posição, é possível regular a altura do assento em 20 milímetros.
Na Tiger 1200 GT Explorer há duas configurações de altura do assento (850 milímetros e 870 milímetros), enquanto que nas versões Rally Pro e Rally Explorer elas são de 875 milímetros e 895 milímetros. E por meio da opção de assento baixo como acessório, pode-se abaixar a posição do assento em 20 milímetros adicionais.
O conforto também aumentou com a nova tela de fácil regulagem e com os difusores aerodinâmicos, que desviam o vento do piloto e do passageiro.
A posição do guidão foi aperfeiçoada, sendo 20 milímetros mais largo que o guidão anterior – sendo que, na versão GT Explorer, ele é 16 milímetros mais alto que os outros.
Todos os modelos da linha Tiger 1200 trazem proteções para as mãos, proteção antiderrapante de alumínio na GT Explorer e protetor de cárter de alumínio na Rally Pro e na Rally Explorer. Uma proteção adicional é fornecida pelas barras de proteção do motor, enquanto que a Rally Explorer também conta com barras de proteção do tanque de combustível.
As versões GT Explorer e Rally Explorer da Triumph Tiger 1200 trazem radar de ponto cego desenvolvido em parceria com a Continental, além de controle de tração para curvas. E todas as informações importantes que o motociclista precisa são apresentadas por meio do novo painel digital de 7 polegadas.