Um barco diferente na Direct Jet Náutica
Clientes da Direct Jet Náutica podem se preparar para uma boa novidade no futuro: pontoon boat, que é um tipo de barco com casco de alumínio e convés muito espaçoso e confortável.
Aliás, mais espaçoso e confortável que qualquer lancha de fibra do mesmo tamanho.
Pois bem… um pontoon boat (pontoon quer dizer flutuador em português) tem esse deck bastante amplo e prático, em formato retangular e incluindo mesas e poltronas.
E seu convés é sustentado geralmente por 2 ou 3 flutuadores de alumínio, com motorização de popa que varia conforme o tamanho da embarcação.
Sem dizer que navega bem e é muito estável quando está parado na água, sem risco de adernar, mesmo lotado – existem modelos com espaço para 24 pessoas.
Um pontoon boat é ideal para navegar em águas calmas, de preferência em rios, baías, lagos e represas.
Ele foi projetado para isso, mas com espaço de sobra para passear e pescar, só que com conforto e tranquilidade na navegação.
A BRP decidiu apostar nisso, vendo o tanto de sucesso que um pontoon boat faz no Canadá e nos Estados Unidos – onde lidera as pesquisas de venda entre os modelos equipados com motor de popa.
E como está reorientando seus negócios marítimos, o grupo canadense começou a concentrar esforços nas suas marcas de barcos, a australiana Quintrex e as norte-americanas Aluma Craft e Manitou, todas fabricantes de barcos de alumínio.
Segundo José Boisjoli, Presidente e CEO da BRP: “Concentraremos nossos esforços em tecnologias inovadoras e no desenvolvimento de nossas empresas de barcos, entre elas a próxima geração de pontoon boats, com o projeto M, que terá propulsão hidrojato e será inspirado na moto aquática Sea-Doo Spark”.
Henrique Rosa, Gerente de Marketing para a América Latina de todas as marcas que compõem o grupo canadense BRP, dá mais detalhes sobre o projeto: “A intenção da BRP é revolucionar o mercado e tornar-se a mais inovadora empresa marítima que constrói e integra barcos e motores de uma forma que dê ao consumidor uma experiência inigualável na água”.
Quando a BRP diz que quer criar uma embarcação equivalente à moto aquática Sea-Doo Spark (que revolucionou o mercado, com milhares de unidades vendidas pelo mundo) dentro da indústria de pontoon boats, o que ela quer dizer é que “Será uma família de barcos com menos de 6 metros de comprimento e preço muito competitivo. O convés será modular e bem prático, com diversas opções de personalização e acessórios. E o tipo de propulsão será o mesmo usado nas motos aquáticas da Sea-Doo, sendo que existirão versões de passeio e pesca”, complementa Rosa.
O objetivo da BRP com o projeto M é acelerar o crescimento mundial de sua marca Manitou, uma das principais da categoria, fundada em 1985 e que introduziu o uso de 3 cascos (tritoon) neste tipo de barco.
“Esse novo barco tem tudo pra se transformar no Spark dos pontoon boats. Ele poderá ser facilmente rebocado, assim como um jet, e levará diversão pra toda a família. E, acima de tudo, terá muita praticidade no uso. Só ainda não tem data de quando será introduzido no Brasil”, finaliza Henrique.