Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) indica que o mercado brasileiro de motos está aquecido. Segundo o estudo, foram produzidas 1.413.222 motocicletas em 2022 (alta de 18,2% em relação a 2021 e o melhor resultado do segmento desde 2014) e emplacadas 1.361.941 motos, alta de 17,7% na comparação com 2021 e o melhor resultado em 8 anos. Com esse crescimento todo, é importante reforçar a cautela na manutenção do óleo do motor. Segundo Fábio Araújo, Gerente de Negócios para Óleo de Motor da Lubrizol na América Latina, “é vital escolher um lubrificante adequado para a motocicleta, ao invés de usar óleo produzido para propulsores de carros – algo muito comum. O uso de um produto inadequado pode prejudicar o funcionamento da moto a médio e longo prazo”.
Um carro de passeio usa líquido de arrefecimento para resfriar o motor e tem um cárter de óleo maior, se comparado ao propulsor de uma motocicleta – normalmente resfriado a ar e com cárter menor. Fabio explica que “a moto utiliza o mesmo óleo para lubrificar o motor, a embreagem e a caixa de câmbio, como um único e complexo sistema. Como o óleo do propulsor do carro de passeio é desenvolvido apenas para o motor, ele não contém a tecnologia adequada com foco na lubrificação e na proteção de engrenagens”. Com isso, “quando usado em motocicletas, o óleo desenvolvido para carros não protege a caixa de transmissão, podendo gerar desgaste nas engrenagens e aumentar o barulho do propulsor. Além disso, um lubrificante de motor de carro de passageiros geralmente contém quantidades maiores de modificadores de fricção, aditivos que reduzem a quantidade de atrito entre as superfícies lubrificadas – o que na moto pode levar ao deslizamento da embreagem, resultando em sensação de direção ruim e perda de potência”.
Problemas nas engrenagens estão entre as principais razões dadas por motociclistas para levarem suas motocicletas para manutenção, e podem ser vinculados a uma lubrificação pobre ou imprópria. Mas qual a importância de usar o óleo para o motor correto? Segundo Marcus Vercelino, Gerente de Relacionamento com Montadoras na Lubrizol, tem gente que, por não saber dos riscos de usar óleo lubrificante inadequado, reduz a vida útil da sua moto, o que poderia ser facilmente evitado com o uso dos produtos recomendados. O conjunto de engrenagens gira em alta velocidade e em contato constante, criando condições de alta pressão e temperaturas. Desta forma, o óleo precisa não só proteger contra o desgaste das peças que estão em constante atrito, mas também resfriá-las.
Os óleos específicos para motocicletas protegem as engrenagens sob as condições de operações mais severas, aumentando a durabilidade e reduzindo despesas com manutenção e paradas não programadas. E evitam o deslizamento da embreagem, mantendo a economia do combustível. Vale ressaltar que, pra garantir o uso correto, é indicado seguir as orientações da fabricante do veículo e acompanhar os índices de consumo e eficiência. Lubrificantes para motos são desenvolvidos com tecnologia para otimizar a eficiência e a durabilidade do propulsor, da engrenagem e do catalisador. E o mercado continua a se mover em direção a lubrificantes de menor viscosidade e que resultem em baixo consumo de combustível. O conselho é que, com tantos avanços tecnológicos e uma engenharia tão precisa, motociclistas parem de usar óleos de carro de passeio.