Volvo não venderá mais carros a combustão no Brasil
A Volvo anunciou hoje que, de agora em diante, só comercializará veículos híbridos e elétricos no mercado brasileiro.
“Esse é um momento histórico. Somos a primeira marca do país a tirar todos os modelos a combustão e oferecer uma linha 100% eletrificada, com todos os modelos com pelo menos um motor elétrico”, festeja João Oliveira, Diretor Geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
Aliás, a fabricante sueca já vem se destacando mundialmente há um bom tempo no quesito Eletrificação.
Pra você ter ideia, no acumulado deste ano de 2021, reunindo todas as marcas presente no mercado nacional, a Volvo Car já detém 40% das vendas entre os modelos eletrificados.
“Se pegarmos apenas os modelos híbridos plug-in, que podem ser carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível, 7 a cada 10 carros comercializados no Brasil são da Volvo”, ressalta João Oliveira.
Dentre todos os países que comercializam veículos da Volvo pelo mundo, o Brasil é o segundo a não ter mais modelos a combustão, atrás somente da pioneira Noruega.
A Volvo lançou o seu primeiro híbrido aqui em 2018, o XC90 Plug-in Hybrid. A partir daí cresceu a procura e o desejo por modelos eletrificados, o que a motivou a lançar cada vez mais veículos com essa motorização.
“Esse é um movimento irreversível que estamos iniciando aqui no Brasil e se expandirá por toda a América Latina. Ainda em 2021, a Volvo no Uruguai também será totalmente eletrificada. Já temos mais de 60% de nossa gama de veículos híbridos nos países latino-americanos e a chegada do XC40 Recharge Pure Electric no segundo semestre impulsionará ainda mais nossas metas de eletrificação”, disse Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head of Latin America Hub.
INFRAESTRUTURA – A Volvo Car Brasil é a montadora que mais investe em infraestrutura eletrificada. Até o fim de 2021, ela instalará mais de mil eletropostos gratuitos em todo o país, que estarão interligados ao Waze e ao Google Maps e poderão ser usados por veículos de qualquer marca e modelo.
Outra iniciativa inédita é a plataforma com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras, que subsidiará a instalação de 300 carregadores em prédios de escritórios corporativos e residenciais.
“Vemos que muitos edifícios residenciais e comerciais têm dúvidas e dificuldades pra instalar carregadores para carros híbridos e elétricos. Nosso know-how em instalações públicas nos permitirá dar essa consultoria e realizar as instalações em quase todos os lugares, garantindo qualidade e eficácia e proporcionando mais pontos de recarga nos locais que as pessoas mais precisam”, ressalta Rafael Ugo, Diretor de Marketing Latam Hub da Volvo Car Brasil.
Na primeira fase, a montadora quer chegar a cerca de 60 empreendimentos em todo o Brasil, instalando em média 5 carregadores em cada. A previsão é que a plataforma esteja funcionando a partir de julho de 2021.
ELETRIFICAÇÃO – São diversas as ações da Volvo Cars pra expandir o conceito dos veículos eletrificados no Brasil, a começar pela Volvo Lovers, plataforma de empréstimos gratuitos, onde qualquer pessoa que tenha CNH válida pode entrar no site e escolher o veículo e a data, para passar 4 dias com um híbrido da Volvo.
Ela também disponibiliza nas concessionárias uma estação de carregamento domiciliar que pode ser adquirida por qualquer pessoa e instalada facilmente em residências e comércios.
No fim de 2020, lançou o filme “Batatas”, para marcar o importante momento que atravessa e difundir a eletrificação.
Recentemente, instalou um espaço interativo no CJ Shops, em São Paulo, pra expor o XC40 Recharge Pure Electric, seu SUV 100% elétrico que será lançado no segundo semestre de 2021, além de oferecer pontos de recarga para celular e locais para descanso, em que se podia relaxar observando a projeção de uma aurora boreal. “Fazemos ações em prol da eletrificação e da sustentabilidade. Temos realizado diversas ações de alto impacto para que os carros híbridos e elétricos fiquem cada vez mais perto das pessoas e que elas entendam que o futuro é agora”, finaliza Rafael Ugo.
TOTALMENTE ELÉTRICA – A Volvo assumiu o compromisso de, até o ano de 2030, ser uma empresa de carros totalmente elétricos e tornar-se líder no mercado de carros elétricos premium. E até o ano de 2025, ela quer suas vendas globais divididas irmãmente, sendo 50% de carros totalmente elétricos e 50% de híbridos.