Volvo trouxe pra Fenatran 2019 exemplar único do caminhão mais rápido do mundo
Já está no Brasil aquele que promete ser a maior atração no estande da Volvo na Fenatran 2019: o caminhão Iron Knight, construído para demonstrar a capacidade da marca sueca de extrair um desempenho excepcional de seus veículos pesados. Usando a mesma base mecânica do Volvo FH, o ‘Cavaleiro de Ferro’ foi preparado para gerar uma performance incrivelmente superior a dos caminhões de série e para mostrar a alta resistência do seu trem-de-força em condições extremas.
O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e propulsor com os mesmos componentes internos que equipam os veículos de produção regular, só que com preparação que atinge potência quase 5 vezes superior: 2.400 cavalos. E como ele pesa 4,5 toneladas, sua relação peso-potência é de 1,9 kg/cv.
O motor é do modelo D13 convencional, com modificações externas para alcançar alto desempenho, como duas entradas de ar com filtros abertos, 4 turbos e 3 intercoolers refrigerados a água. O software que faz a gestão eletrônica foi reprogramado pra oferecer alto rendimento e a montagem no chassi foi em posição central, para distribuir melhor o peso. A caixa de marchas é igual a do Volvo FH feito em série. As diferenças são a dupla embreagem (que mantém o torque alto nas trocas de marchas) e um disco de embreagem reforçado com materiais especiais, pra aguentar o torque.
A aerodinâmica da cabine também foi otimizada, graças a grandes tomadas laterais que captam ar para os radiadores resfriarem o motor. E o chassi tem reforços que asseguram uma maior rigidez estrutural para o caminhão entregar potência máxima: ele chega aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
As quebras de recorde do Iron Knight foram numa pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da Federação Internacional de Automobilismo. Numa reta longa, ele percorreu a distância de mil metros nos 2 sentidos (ida e volta), para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. E o recorde homologado foi o tempo médio dos 2 percursos: apenas 21,142 segundos, com velocidade média de 170,27 km/h. Na mesma prova também foi batido o recorde mundial dos 500 metros, atingidos em 13,673 segundos, com velocidade média de 131,646 km/h. Mas ele é capaz de atingir uma velocidade máxima de 276 km/h.
É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil, ele já passou por Chile e Argentina. E além de poder ver de perto esse caminhão, os visitantes poderão participar de sessões de autógrafo com o piloto sueco Boije Ovebrink, que o conduziu na quebra dos recordes mundiais. Boije tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade e venceu o campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994, mas nos últimos anos tem se dedicado a quebrar recordes de velocidade com veículos pesados. Antes do triunfo com o Iron Knight, ele já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões Volvo, com o Wild Viking (em 2007) e o Mean Green (em 2010).