Carros

VW Amarok 2020 traz boas novidades

A linha 2020 da picape Amarok recebeu alterações estéticas e novos equipamentos. A versão topo de linha V6 Extreme passou por modificações na dianteira e conta com novo defletor na cor da carroceria. A V6 Highline traz de série novas rodas de liga leve de 18 polegadas e, opcionalmente, pode vir com rodas de 19 polegadas – opção disponível também pra versão Highline 2.0 biturbo.

De série nas versões Comfortline, Highline, V6 Highline e V6 Extreme, o pacote do protetor da caçamba incorporou protetor antifurto do estepe, com 5 níveis de proteção. O protetor inclui chave-segredo exclusiva e inviolável, tubo de aço de proteção para o cabo de aço (para movimentação do pneu sobressalente), placa de proteção inferior para o suporte de fixação e maior resistência mecânica e à corrosão. Esse pacote também é oferecido como opção na versão SE.

Um novo pacote opcional para as versões Comfortline e Highline reúne a capota marítima pra caçamba e os estribos laterais. A capota, que oculta e protege a carga, possui trava em alumínio, com mecanismo de abertura de fácil operação.  A cobertura corre em trilhos laterais com rápido acoplamento, que garantem agilidade ao abrir e fechar. O material da cobertura é uma lona especial com trama de alta resistência, de grande durabilidade.  Na versão Extreme, que já inclui estribos de série, a capota marítima é oferecida como opcional.

Item muito valorizado pelo lado estético, o estribo dá um visual de maior elegância nas laterais. Do ponto de vista funcional, eles facilitam o embarque e o desembarque. De alta durabilidade, o acessório é feito de alumínio, resistente à corrosão e com capacidade de carga para 150 quilos.

A linha Amarok 2020 é oferecida em 6 versões, que vão da V6 Extreme à S, para trabalho. No topo da gama, a V6 Extreme e a V6 Highline contam com motor 3.0 V6 de 225 cavalos e câmbio automático de 8 velocidades, que faz a picape chegar aos 100 km/h em 8 segundos e alcançar os 190 km/h.

A V6 Extreme se destaca visualmente e conta com rodas aro 20, estribos laterais e santantônio esportivo. Na cabine, os bancos são revestidos de couro, os pedais têm capas esportivas cromadas e os tapetes são exclusivos. O multimídia de 6,33 polegadas inclui espelhamento de smartphone e o volante multifuncional, com ajuste de altura e distância, inclui comandos para o multimídia e dá acesso às funções do computador de bordo, trazendo ainda palhetas para mudanças manuais das marchas.

As versões Comfortline e Highline automáticas (também com 8 velocidades) contam com o eficiente motor 4 cilindros biturbo de 180 cavalos, que também equipa a SE, que tem câmbio manual de 6 marchas.  A versão S usa o motor turbodiesel de 140 cavalos e tem câmbio manual.

Seja qual for a versão, a Amarok se caracteriza pela dirigibilidade e pelo conforto, sobretudo em viagens. A suspensão garante um comportamento muito próximo ao de um automóvel, com pouca inclinação nas curvas e uma direção extremamente precisa. A segurança é outro ponto alto e abrange desde a arquitetura do veículo aos sistemas auxiliares, como o sistema de frenagem pós-colisão. O desempenho fora de estrada também é digno de nota: a Amarok conta com recursos que permitem enfrentar caminhos bastante acidentados. Entre os destaques estão a capacidade de enfrentar rampas acentuadas mesmo com carga máxima e a administração da distribuição de força entre as 4 rodas, facilitando a condução em pisos escorregadios, lama e areia. Um recurso importante é o freio ABS com função off-road,  que otimiza o comportamento do sistema antibloqueio das rodas em caminhos não asfaltados.

Todas as versões trazem engate removível para reboque, que incorpora sistema de estabilização para reboque, passando a atuar conjuntamente com o controle de estabilidade e tração. Se o reboque ou trailer começar a oscilar ou pendular com maior intensidade, o sistema reduz o torque do motor e freia as rodas da picape e do reboque, até a estabilização completa. Equipada com o engate removível, a Amarok V6 Highline pode tracionar carretas ou trailers com freio próprio de até 2.710 quilos.

Os preços sugeridos da linha Amarok 2020 são: S turbo cabine simples com câmbio manual (R$ 130.590), SE biturbo cabine dupla com câmbio manual (R$ 156.290), Comfortline biturbo automática (R$ 177.980), Highline biturbo automática (R$ 193.380), V6 Highline automática (R$ 199.280) e V6 Extreme automática (R$ 210.280).

VALORIZAÇÃO – Um levantamento da Kelley Blue Book, realizado a pedido do site da revista Exame, apontou que a Amarok V6 tem apenas 7,81% de desvalorização no 1º ano de uso, um dos menores índices entre os veículos com tração nas 4 rodas mais vendidos no país. O estudo levou em consideração todos os modelos que têm versões 4×4, sendo avaliada a mais completa oferecida. A seleção dos veículos foi feita segundo as vendas totais, de acordo com a Fenabrave. A depreciação em 1 ano é realizada pela comparação entre o veículo novo no passado e o usado atualmente.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios