Carros

VW Nivus é contraponto ao T-Cross

A Volkswagen lançou um SUV pra quem não gosta do formato tradicional de um utilitário esportivo. O T-Cross é um SUV com formato tradicional, por exemplo. E Tiguan e Touareg seguem na mesma linha estilística.

Já o Nivus pode passar muito bem por um cupê esportivo, se não fosse a altura em relação ao solo de 17,6 centímetros – o T-Cross tem 19,1 centímetros de altura em relação ao solo.

Na apresentação, a Volkswagen disse que ‘o Nivus inaugura um novo segmento no mercado’, mas isso é papo de marketing para chamar a atenção do consumidor, pois se o mercado automotivo fosse incluir uma nova categoria toda vez que uma montadora ‘criasse’ uma, já teríamos mais de mil…

Disponível em duas versões (Comfortline a R$ 85.890 e Highline a R$ 98.290), o Nivus vem para chamar a atenção mesmo é de quem gosta de SUV, mas não gosta do estilo do T-Cross. Pra isso ele oferece esse ‘ar cupê’, com a tradicional queda rápida e fluida da coluna C, com spoiler integrado à tampa do porta-malas, que dá a sensação de ser um prolongamento do teto. As lanternas também começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, com um elemento horizontal unindo-as e formando uma peça única.

Vale ressaltar o conjunto óptico todo de led, as rodas de 17 polegadas, os protetores de para-lamas pronunciados e os faróis conectados à grade do radiador, que traz o novo – e até então inédito – logotipo VW.

Feito em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus chegou primeiro ao mercado latino-americano e, num segundo momento, também será produzido na Europa. Como falei, ele utiliza a mesma plataforma e mecânica (motor 1.0 turbo de até 128 cavalos e câmbio automático de 6 marchas) do T-Cross, mas as dimensões são diferentes.

O Nivus é mais comprido (4,26 metros contra 4,19 metros) que o T-Cross, o que resultou num bom porta-malas (415 litros, contra 373 litros do T-Cross). Mas por ser mais aerodinamicamente esportivo, o Nivus é menos largo (1,75 metro contra 1,76 metro) e mais baixo (1,49 metro contra 1,55 metro) que o T-Cross.

A distância entre eixos também é menor: 2,56 metros do Nivus contra 2,65 metros do T-Cross. Ou seja, quem senta no banco traseiro do Nivus com certeza não tem o mesmo conforto oferecido pelo T-Cross.

O Nivus conta com os mesmos sistemas de segurança do T-Cross, mas acrescido de piloto automático adaptativo (que acelera e freia automaticamente em relação à distância do carro da frente) e frenagem anti-colisão autônoma.

E traz um multimídia de 10,1 polegadas, com tela antirrisco e ‘botões virtuais’, onde é possível até abrir a tampa da mala. Com capacidade para ler praticamente qualquer formato de mídia, a central tem 10 GB de memória para instalar aplicativos da loja virtual VW Play APPs, entre eles Waze, Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer e até iFood – já que tem acesso à internet.

E juntando ao painel totalmente digital de 10 polegadas, o motorista conta com uma interface única, com informações que podem ser comandadas por botões no mesmo volante que equipa o novo Golf.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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