Pesados

XCMG traz a sua maior escavadeira hidráulica de mineração

No momento em que Mato Grosso conquista o primeiro lugar no número de requerimentos de áreas mineradoras no país, chegou ao Estado a maior escavadeira hidráulica para o setor de mineração da indústria chinesa Xuzhou Construction Machinery Group – XCMG, modelo XE900D, que iniciou as operações apenas 24 horas após a sua chegada.

O equipamento – maior da XCMG também no Brasil – foi apresentado à população e a empresários no município de Poconé (a 100 quilômetros da capital Cuiabá), para o grupo Fomentas Mineração, em ato que inaugurou a grande parceria do setor de máquinas pesadas e de grande porte da Extra Máquinas.

Adquirida pela Mineradora Fomentas, a escavadeira XE900D tem alta tecnologia, pesa 90 toneladas e mede 14 metros de comprimento por 5 metros de largura. Ela foi transportada em 3 grandes carretas da moderna unidade industrial brasileira da XCMG em Pouso Alegre (MG), até o garimpo do empresário Valdinei Mauro de Souza, mais conhecido como Nei Garimpeiro. Técnicos vieram da China e realizaram a montagem em 24 horas, colocando-a em operação no outro dia.

Tian Dong, vice-presidente da XCMG (fundada em 1943 e maior empresa estatal de máquinas pesadas da China), disse estar muito orgulhoso de entrar no setor de mineração, com a valorização dos metais e minérios de ferro. “Nosso primeiro equipamento de grande porte nesta região produtora de ouro. Mas não vamos parar por aí. Traremos a linha completa: caminhões fora de estrada, pás carregadeiras, britadores e outros”, anunciou o executivo da XCMG, que ocupa o 4º lugar mundial de maquinário de construção e o 1º lugar no top 100 das indústrias chinesas de maquinário.

A XCMG transparece segurança e confiança no mercado brasileiro com a sua moderna unidade industrial mineira, numa área de 1 milhão de metros quadrados, inaugurada em 2014 e já com várias operações pelo território nacional.

Valdinei Mauro de Souza e Vitor Moura, presidente e vice-presidente do grupo Fomentas Mineração, respectivamente, foram enfáticos afirmando que “somos pioneiros em apoiar grandes fábricas das nossas plantas em beneficiamento e estamos confiantes mais uma vez em resultados positivos”. Eles também destacaram a região de Poconé e Nossa Senhora do Livramento como uma das mais ricas do Brasil no setor de mineração. E por isso buscam aprimorar cada vez mais uma indústria 4.0.

Já Maurício Munhoz, secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura do Estado, observou que Poconé, que forma o Vale do Rio Cuiabá e compõe a futura região metropolitana de Cuiabá, vive essa realidade e disse: “A tecnologia chegando pra melhorar a produção, mas também a preservação e controle ambiental – o que o empresário tem muita preocupação e o Estado vê com bons olhos. Junto a isso tem a melhoria na mão de obra e a qualificação dos profissionais. E isso é importante pra ‘rodar’ a economia do Estado e, sobretudo, daquela importante região”.

E Persio Briante, presidente do grupo Extra Máquinas, lembrou que desde os primórdios tempos do nascimento da empresa, ele tem em sua trajetória a essência na qualidade dos produtos, vista nos automóveis, nas máquinas, nos caminhões e agora em equipamentos e máquinas pesadas com a maior empresa da China. “A XCMG traz um produto de ponta, se colocando no segmento de empresas que tenham conceito e respeito. E é a nossa missão. Por isso que hoje temos muito a comemorar, XCMG, Extra e grupo Fomentas. Um trabalho sério e de futuro”.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios