Yamaha Crosser ganhou ABS de série na linha 2019
A nova Yamaha Crosser ficou mais segura na linha 2019 e foi a 1ª moto da categoria on/off até 160 cilindradas no Brasil a vir com freio ABS de série, sistema que evita o travamento da roda dianteira em freadas bruscas ou em situações de piso com baixa aderência. Contribui também pra segurança o novo freio a disco traseiro, que garante um maior poder de frenagem.
No estilo, a versão Z garante um visual mais off-road, através do para-lama alto arrojado, que facilita incursões na lama. Os protetores da suspensão dianteira são de série, tanto a sanfona quanto o de plástico, evitando que o garfo dianteiro sofra danos de pedras, poeira e outros detritos. Ela está disponível em duas cores sólidas: azul Competition e preto Eclipse.
Já a versão S tem um visual mais on-road, com para-lama baixo, junto à roda. Mas também é capaz de encarar caminhos irregulares, inclusive no off-road. Outro diferencial é o acabamento das tampas laterais do motor, na tonalidade preto fosco. Ela está disponível também em duas cores sólidas: branca Sports e preto Eclipse.
Com iluminação na cor branca, o painel de instrumentos tem contagiros analógico e visor digital, com exclusivo indicador que auxilia na pilotagem focada na economia de combustível e que traz até indicador de marchas.
Há lampejador de farol alto e assento em dois níveis, com ótimo apoio lombar. E pra se adaptar à altura do piloto, o guidão é ajustável.
O motor é monocilíndrico arrefecido a ar, com 149 cilindradas e que gera entre 12,2 e 12,4 cavalos, se respectivamente abastecido com gasolina e etanol. Sua alimentação é feita pela segunda geração de uma injeção eletrônica que distribui torque e potência em todas as rotações. Traz ainda sistema que potencializa a refrigeração, fazendo com que desempenho e performance melhorem. E o escapamento deriva de motos de alta cilindrada, com posicionamento em ângulo acentuado, cuja exaustão garante o fluxo ideal de saída dos gases, temperatura e controle de emissões.
O funcionamento suave também se deve às suspensões tipo Monocross com link, que filtram as imperfeições do piso. E graças à ótima geometria do chassi, ao baixo peso (somente 124 quilos) e ao tamanho das rodas raiadas (de 19 polegadas na frente e de 17 polegadas atrás), a Yamaha Crosser 2019 é fácil de ser conduzida e perfeita para pilotos iniciantes.
Outros pontos importantes a favor da praticidade dela são o bagageiro com alças de apoio em alumínio (cuja capacidade de carga é de 7 quilos) e o tanque de combustível para 12 litros, sendo 3 de reserva.
Com garantia de 3 anos, a Yamaha Crosser 2019 possui revisão com preço fixo e, no que se refere a peças de reposição, oferece como opção a linha Y-TEQ de pastilhas dos freios e relação secundária, cujo custo é mais acessível, porém sem perder a qualidade original. Ela tem preço sugerido de R$ 12.390 + frete, enquanto que a versão Z (com para-lama junto à roda) tem preço sugerido de R$ 12.590, mais frete.