Yamaha MT-09 mais bonita e eficiente
Chegou ao Brasil a linha 2020 da Yamaha MT-09, que chama a atenção logo pelo design arrojado, a começar pelo conjunto óptico formado por faróis duplos de led, pelas tomadas de ar maiores junto ao tanque de combustível e pelas carenagens de proteção do radiador – no qual agora são fixados os piscas dianteiros.
Atrás, as mudanças são facilmente perceptíveis graças à nova lanterna de led com efeito tridimensional e ao arrojado para-lama junto à roda, que é fixado diretamente na balança da suspensão e que agora também serve como suporte da placa.
O banco também é novo e ganhou formato mais anatômico, sendo que sua parte traseira está mais longa, pra oferecer maior espaço e conforto ao garupa. Na parte central, a ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada, ganhado um design único.
Até mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais pra direita, pra tornar a visualização ainda mais fácil. Ele é completo e traz todas as informações que um motociclista precisa, como indicadores de marcha, combustível, conta-giros, odômetro, média de consumo, consumo instantâneo, contagem regressiva de quilômetro em ‘reserva’ e temperatura ambiente e do motor. Além disso, foram incorporadas 3 novas funções, incluindo as luzes de funcionamento do controle de tração e o mostrador digital que indica em qual modo de utilização está selecionado o Controle de Tração, e se ele está desligado ou não.
TORQUE BRUTAL – A MT-09 é uma moto bem concebida em todos os detalhes. Seu motor é capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m. Além disso, ela é leve, com peso em ordem de marcha de apenas 193 quilos – que, dividido pelos 115 cavalos do motor, gera a ótima relação peso-potência de 1,67 quilo por cavalo. E pra poder curtir ainda mais toda a sua esportividade e domar o torque brutal de seu destemido motor de 3 cilindros, tem controle de tração, sistema que permite trocas de marchas ainda mais rápidas e embreagem deslizante que possibilita reduções de marcha mais bruscas, sem risco do travamento da roda traseira.
Além do ronco que é uma verdadeira sinfonia aos ouvidos dos fãs da marca, o motor também impressiona pela concepção do tipo DOHC, com 2 comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido. Não à toa ele foi batizado de CP3, que significa Crossplane 3, alusão ao número de cilindros e à tecnologia nele empregado – mesma usada na Yamaha M1 do multicampeão de MotoGP, Valentino Rossi. Essa tecnologia permite não só um baixo nível de vibração, como entregar torque e potência de forma linear e progressiva, permitindo que todo o potencial seja mais explorado.
Na nova MT-09 2020, as acelerações estão ainda mais rápidas, graças a um sistema onde as trocas de marchas são feitas num piscar de olhos, apenas pressionando pra cima o pedal do câmbio, sem precisar acionar a embreagem a cada engate e mantendo a rotação sempre alta. Isso acontece graças a um sensor junto ao pedal do câmbio, que identifica seu movimento quando as marchas vão ser engatadas. Nesse momento, o sistema – que não atua nas reduções – realiza o corte na ignição numa fração de segundos, permitindo o rápido acionamento do câmbio sem que o mesmo – e também a embreagem – sejam danificados.
Repleto de tecnologia, o motor também vem equipado com uma moderna injeção eletrônica, onde o combustível é injetado na câmara de combustão como um ‘spray micrométrico’ por meio de 12 orifícios em cada um dos 3 bicos injetores. Trabalhando integrado à injeção está um sistema que detecta as menores ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para uma central eletrônica, que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ter um controle mais preciso das respostas do motor.
Outro importante recurso oferecido é a escolha de 3 formas de respostas ao acelerador: o modo STD cobre várias situações de pilotagem, entregando torque firme e contínuo tanto em baixa quanto em alta velocidade; o modo A tem funcionamento mais agressivo que o STD, com respostas mais rápidas; e o modo B proporciona uma pilotagem mais moderada.
CONTROLE TOTAL – Pra tornar a nova MT-09 uma máquina divertida e segura ao mesmo tempo, a Yamaha deu atenção especial a vários detalhes que fizeram dela uma máquina mais fácil de controlar. Pra começar, seu quadro inteiramente de alumínio é leve e compacto; e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística o baixo peso em ordem de marcha de 193 quilos e a forma na qual ele é distribuído. Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da moto (o que a torna rápida nas mudanças de direção), sua distribuição do peso entre os eixos tem a ótima proporção de 50,2% por 49,8% – ou seja, 97 quilos para o dianteiro e 96 quilos para o traseiro.
Outras novidades que também garantem maior controle na pilotagem e estão presentes em motos de competição como a M1 de Valentino Rossi e a Maverick Viñales são a embreagem deslizante e o controle de tração. O sistema de embreagem deslizante impede o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e o controle, além de deixar o manete de embreagem 20% mais leve, pra facilitar seu acionamento. Já o controle de tração dosa a entrega de torque do motor pra roda traseira, evitando que ela destracione em situações de aceleração brusca ou quando houver baixa aderência no piso.
Na MT-09, esse recurso tem 2 ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situação, enquanto que o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Além disso, permite ser desligado pra tornar a pilotagem mais emocionante – ideal para quem a usa em corridas em autódromos.
Outro grande diferencial são os novos ajustes da suspensão dianteira. Como já acontecia no traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam com regulagem da pré-carga da mola, com ajuste do retorno e a compressão da parte hidráulica. Dessa forma, é possível adequar o funcionamento das suspensões ao peso do condutor, à forma como ele pilota e até ao tipo de piso em que será utilizada.
Por fim, não menos importante quando o assunto é controle, estão os poderosos freios com ABS. Ela é equipada com 2 enormes discos flutuantes de 298 milímetros e pinças radiais de 4 pistões cada na dianteira, além de pinça e disco simples de 245 milímetros na traseira. Já o ABS garante o não travamento das rodas tantos nas frenagens mais bruscas quanto em condições de baixa aderência, como em piso molhado ou sujo.
Com 1 ano de garantia sem limite de quilometragem, a nova Yamaha MT-09 2020 custa R$ 43.690 (sem frete) e está disponível nas cores azul, cinza sólido e preto fosco. E foi justamente por todas suas características e qualidades que o piloto Rafael Paschoalin (da equipe Yamaha Racing e conhecido como o ‘maior domador de MTs do mundo’) escolheu a MT-09 para enfrentar as 156 curvas de Pikes Peak, uma difícil e perigosa corrida de montanha que acontece há mais de 100 anos no Colorado, nos Estados Unidos, conquistando a 3ª colocação na categoria middle weight!