Yamaha tem nova edição especial
Para comemorar seu brilhante currículo na motovelocidade, a Yamaha lançou no Brasil a edição especial YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition, que carrega seu DNA com mais de 60 anos de competições e vitórias.
Com produção prevista até dezembro de 2022 e preço público sugerido de R$ 30.890, mais frete, ela tem pintura branca associada ao famoso Yamaha Speed Block em vermelho, mais número amarelo na frente, paralama dianteiro vermelho e, no tanque de combustível, emblema alusivo ao aniversário, junto com uma faixa vermelha também presente nas laterais da rabeta.
Há ainda destaques dourados nas rodas, nos garfos e nos emblemas, assim como os das equipes da Yamaha de fábrica.
Os manetes são pretos e há emblema comemorativo especial na tampa da caixa de ar.
Leve (pesa somente 171 quilos), a Yamaha YZF-R3 é inspirada nas superesportivas YZF-R6 e YZF-R1 da marca, sobretudo na carenagem, que possui faróis e luzes de posição de led, além de duto central de entrada de ar em forma de M, localizado entre os faróis e que direciona o fluxo de ar para o radiador, melhorando o resfriamento do motor.
Também merece destaque o painel digital com indicadores reposicionados, caracteres grandes e excelente contraste de luminosidade, que é equipado com contagiros, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio, hodômetro total/parcial e indicadores de combustível, de marcha, de troca de óleo e de consumo instantâneo e médio.
Nele ainda estão luzes indicadoras de setas, sistema de injeção eletrônica, farol alto, neutro, pressão do óleo e uma função mais comum em motocicletas de alta cilindrada: uma luz de advertência que indica quando a rotação para a troca de marcha foi atingida. Ela pode ser ajustada de acordo com a preferência do motociclista, seja no nível de luminosidade (onde oferece 3 configurações), na forma de acendimento (intermitente ou fixa) e na rotação desejável.
O motor bicilíndrico em linha tem 321 cilindradas e conta com duplo comando, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, gerando 42,01 cavalos de potência.
Os pistões de alumínio são forjados (similar aos de motocicletas de competição) e o cilindro utiliza uma liga de alumínio e silício que gera menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.
O escapamento do tipo 2×1 conta com uma câmara de expansão que reduz ruídos e melhora o desempenho, além de ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização da massa.
Na suspensão, os amortecedores dianteiros têm 130 milímetros de curso e garantem equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo. A maior vantagem da suspensão invertida está na capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem, sendo mais resistente a torções, principalmente em curvas e frenagens. Na traseira, a suspensão é tipo Monocross, com balança assimétrica de aço, amortecedor único com 7 regulagens na pré-carga da mola e curso de 125 milímetros.
Nos freios, é equipada com pinça de duplo pistão e disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298 mm de diâmetro na dianteira, enquanto que, na traseira, usa um disco ventilado de 220 mm e uma pinça com pistão único. E ambos contam com ABS.