Yamalog comemora 2 anos no Brasil
A Yamalog, empresa do grupo Yamaha do Brasil que atua no segmento de logística, está comemorando 2 anos de sua fundação. Inaugurada em janeiro de 2017, ela é a primeira empresa do grupo Yamaha em todo o mundo a se especializar no segmento de logística.
Inicialmente com matriz em Manaus (AM) e filial em Guarulhos (SP), a Yamalog começou com as atividades de armazenagem, de faturamento e de expedição dos produtos acabados da Yamaha, entre eles motocicletas e produtos náuticos.
Logo após 3 meses, a Yamalog passou a ser responsável por escoar aproximadamente 12 mil produtos por mês, numa operação saindo de Manaus com destino aos 11 CDP’s distribuídos regionalmente pelo Brasil.
Neste mesmo período, a Yamalog passou a realizar também a logística reversa das embalagens e o transporte de entrada, com insumos que abastecem a produção em Manaus, capital do Estado do Amazonas.
Para suportar esta operação (que possui até um trecho fluvial), a Yamalog também abriu uma filial em Belém (PA), que é responsável pela recepção das carretas e pela programação do transporte rodoviário.
Passados 6 meses de sua inauguração, em junho de 2017 a Yamalog assumiu as atividades de armazenagem, de faturamento e de expedição de peças no Centro de Distribuição localizado em Guarulhos (SP), uma operação complexa que abastece todo o território brasileiro e possui mais de 55 mil itens em estoque.
Os resultados financeiros e operacionais superaram o desenho inicial do projeto e a Yamalog inaugurou mais uma filial, desta vez em março de 2018, em São Paulo, capital.
Com operação de transporte porta a porta, ela é responsável em abastecer toda a rede de concessionárias da Yamaha com produtos acabados.
São mais de 70 lojas em todo o Estado de São Paulo, passando a ter contato direto com o consumidor final.
Movida por desafios, a partir de abril de 2018 a Yamalog começou a atender outros clientes, fornecendo serviços de alta qualidade e com custos competitivos.
Em maio de 2018, a Yamalog passou a realizar também a distribuição de produtos Yamaha em toda a região Norte, uma malha logística complexa, que exige a inclusão até de embarcações para realização da operação na parte hidroviária.
Durante evento de comemoração, o diretor da empresa, Eurydes Barcellos, ressaltou que em 2019 atuará fortemente no mercado para alavancar os negócios da companhia. Tanto que a Yamalog já está se preparando para obter novas certificações e abrir outras filiais – a expectativa é que, em 2020, tenha um crescimento de 26%. Barcellos enfatizou a importância da equipe de gestão formada por 4 executivos que estão à frente das operações e ao plano de expansão da empresa.