Aston Martin DBR22 evoca modelos icônicos do passado
A Aston Martin apresentou um carro-conceito espetacular, o DBR22, um conversível de dois lugares equipado com um motor V12 e que é fruto de um projeto da divisão Q by Aston Martin, que neste ano de 2022 comemora uma década de desenvolvimento de veículos exclusivos para consumidores mais ainda.
Encomendas únicas como o Aston Martin Victor e especiais de baixo volume como o Vulcan (apenas 24 exemplares produzidas) e o Vantage V600 (somente 14 unidades fabricadas) são exemplos dessas colaborações.
Então é lógico que esse protótipo também vire a base de um esportivo que será produzido para um número exclusivo de clientes, combinando a arte clássica da construção de carrocerias com materiais avançados e tecnologias de ponta.
O DBR22 evoca a tradição do DBR1 e do DB3S, que representaram uma parte importante da história da montadora britânica em competições. Sua forma de ‘carruagem’ foi criada a partir de um número mínimo de painéis, incluindo grade feita de fibra de carbono, capô com abertura em formato de ferradura (recuada para auxiliar o fluxo de ar do motor 5.2 V12 biturbo) e espelhos retrovisores externos localizados na parte superior das portas, montados em braços também feitos de fibra de carbono. Há ainda rodas de 21 polegadas com 14 raios (que apresentam um cubo de trava central derivado do automobilismo), grandes ponteiras de escapamento e uma pintura totalmente personalizada.
O interior abusa do couro e da fibra de carbono, num painel totalmente novo repleto de telas multimídias e bancos esportivos equipados com componentes que suavizam o fluxo de ar atrás das cabeças dos ocupantes.
E a Q by Aston Martin oferece a oportunidade de criar algo completamente único para cada cliente, de cores a acabamentos de pintura, de gráficos personalizados a carbonos coloridos e materiais personalizados.
Graças ao motor 5.2 V12 biturbo de 715 cavalos de potência e ao câmbio automático de 8 marchas, o DBR22 chega aos 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 319 km/h. Ele também possui um subchassi traseiro impresso em 3D – o componente é feito de várias peças impressas em 3D em alumínio, que são coladas para formar a subestrutura final, resultando numa economia significativa de peso, mas sem redução na rigidez.