Ciclistas vão na contramão quando o assunto é diminuição de morte no trânsito
Apesar das campanhas em prol da redução importante da mortalidade por acidentes de trânsito, o número de ciclistas mortos vem aumentando, em parte porque existem mais pessoas na cidade que usam bicicletas.
Outro fator é a educação: tanto ciclistas quanto motoristas acabam desobedecendo as leis de trânsito, inflando as estatísticas.
A infraestrutura também é precária. A maioria dos usuários de bicicleta mora na periferia e a utiliza como modo de aumentar a renda, economizando com passagens de transporte público. No entanto, são justamente nessas partes da cidade onde a infraestrutura é mais precária, com os ciclistas tendo que enfrentar falta de sinalização e de proteção, bem como ruas sem calçadas.
Então aqui vão algumas orientações e recomendações para pedalar com segurança.
TAMANHO – Pra começar, é importante saber se o tamanho da bicicleta é compatível com a sua estatura. Para isso existe o bike fit, que é o ajuste adequado da bicicleta ao ciclista.
PROTEÇÃO – Depois é bom ver os equipamentos de proteção, principalmente do ciclista, como o capacete (que tem que ser certificado e não pode nem ser apertado nem grande, pra não ficar folgado), o calçado (existem modelos específicos, com sistema de clipagem, que fica na sola, auxiliando no encaixe do pedal), as luvas (para que a pele não fique irritada pelo apoio contínuo na manopla, além de proteger as mãos em caso de queda e evitar que elas endureçam com o vento gelado), o vestuário (para proteger contra ralados em caso de queda), o colete refletivo (para pedaladas noturnas, quando o risco de acidentes aumenta) e os protetores de joelhos e de cotovelos – que reduzem o impacto da lesão numa queda.
Mas tem também que ver os equipamentos de proteção da bicicleta, como o retrovisor (obrigatório por lei do lado esquerdo da bike), a campainha (pra chamar a atenção na hora do perigo) e as luzes de segurança na frente e atrás da bike, pra ser notado por motoristas e pedestres – e se puder também colocar uma luz no capacete (alimentada por bateria), melhor.
Por fim, lembre-se: num acidente com carros ou motos ou ônibus ou caminhões, o ciclista quase sempre levará a pior. Mas também não é preciso pedalar morrendo de medo no trânsito. É só não ser ousado ao dividir a via com veículos maiores que o seu.